Lisboa será o primeiro Município onde o Comité Olímpico de Portugal irá implementar o seu Programa de Educação Olímpica. A Carta de Compromisso foi assinada pelos presidentes do Comité Olímpico de Portugal e da Câmara Municipal de Lisboa, José Manuel Constantino e Fernando Medina, respetivamente.

Pretende-se com o Programa de Educação Olímpica levar o Olimpismo e os Jogos Olímpicos até às escolas do 1.º Ciclo e promover nos seus alunos mais prática desportiva e formação olímpica.

Em termos gerais, serão disponibilizados conteúdos pedagógicos, abordando diferentes áreas do Movimento Olímpico como: a história, os Valores Olímpicos, a simbologia, e os Jogos Olímpicos. Para além destes conteúdos, fazem ainda parte deste Programa um conjunto de sugestões de atividades e experimentação de prática desportiva, bem como visitas e conversas com atletas Olímpicos.

A apresentação do Programa de Educação Olímpica a realizar em Lisboa foi publicamente anunciado na cerimónia de apresentação da 2.ª edição das Olisipíadas que prevê uma participação de 10 000 inscritos.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais