À margem dos X Jogos Africanos que decorrem em Moçambique, o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, Comandante Vicente Moura, e o secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Alexandre Mestre, estiveram reunidos com o Presidente do Comité Olímpico Internacional, Jacques Rogge.

O secretário de estado fez questão de reforçar a importância do relacionamento entre os governos dos estados da CPLP e anunciou uma iniciativa do Governo para a criação de um Plano para a Ética no Desporto, medida que terá o COP como um dos parceiros. Foi também solicitado ao COI apoio na procura de financiamentos.

Já o Presidente do COP revelou a disponibilidade das autoridades portuguesas para receber atletas Moçambicanos que queiram preparar a sua participação nos Jogos Olímpicos de 2012. O Comandante Vicente Moura declarou que Portugal está “totalmente aberto” para acolher os atletas moçambicanos para que estes se “preparem em termos desportivos e também ultrapassarem as questões de diferenças horárias, que não é muita, mas, de qualquer das maneiras, perturba os atletas.”

Os X Jogos Africanos iniciaram-se no dia 3 de Setembro em Maputo, tendo a cerimonia decorrido no estádio do Zimpeto.

Artigos Relacionados

Patrocinadores/Parceiros Nacionais