Denis Masseglia, Presidente do Comité Nacional Olímpico e Desportivo Francês (CNOSF), esteve hoje em Lisboa, a convite do Comité Olímpico de Portugal (COP), para uma conferência dedicada ao tema do Desporto e as Empresas. Este evento que reuniu uma plateia composta por Federações desportivas nacionais, patrocinadores do COP e outras empresas nacionais, assim como aos órgãos de comunicação social teve lugar no auditório do COP.

A conferência teve como tema “O Papel das Empresas no Apoio ao Desporto”, onde Denis Masseglia deu conta da sua experiência à frente do CNOSF, da relação da instituição com o tecido empresarial francês e o importante papel que os patrocinadores desempenham no fomento e apoio do desporto gaulês.

O principal destaque da intervenção foi o programa “Sentez-Vous Sport”, uma iniciativa pioneira do Comité Olímpico gaulês, que promove a prática desportiva em todo o país, através do tecido empresarial, escolas e universidades, como forma do aumento da produtividade e do bem-estar dos trabalhadores e estudantes. Este programa é também uma das principais fontes de financiamento privado do Comité Olímpico variando os níveis de apoio financeiro das empresas em face do número de trabalhadores das mesmas.

Denis Masseglia falou ainda da hipotética candidatura de Paris à organização dos Jogos Olímpicos 2024 e da forma pioneira como esta candidatura está a ser pensada, depois de algumas tentativas frustradas em edições anteriores dos Jogos. Antes de avançar com a candidatura, será feita uma grande campanha interna, para medir o interesse e motivação da população em acolher os Jogos, tal acontecerá através de um projeto de Crowdfunding que permitirá medir esse envolvimento e se o mesmo justificará a candidatura.

Denis Masseglia cumpre o seu segundo mandato à frente do Comité Olímpico após a sua reeleição em 2013. A sua ligação à instituição começou há mais de duas décadas, em 1993, como vice-presidente, assumindo as funções de secretário-geral em 2001, membro da Comissão Executiva para a Comunicação e Marketing a partir de 2005, até à eleição como Presidente em 2009.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais