Março começou recheado de competições desportivas, muitas delas já com os olhos postos na qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Atletismo, ciclismo e karaté estiveram em destaque com bons resultados alcançados pelos atletas portugueses. Golfe e Ténis também entraram em competições internacionais.

 

Atletismo

O Campeonato da Europa de Pista Coberta que se disputou em Glasgow juntou 13 atletas em representação das cores nacionais.

Em destaque com o 2º lugar na prova masculina de triplo salto, com 17,11m e a sua melhor marca da época, esteve Nélson Évora. Na vertente feminina, Portugal apurou as suas duas representantes para a final. Patrícia Mamona (4ª) e Susana Costa (5ª) ficaram a 1cm de igualarem o recorde nacional, tendo ambas o seu melhor salto na final a 14,43m.

Também em grande forma esteve Francisco Belo, na final do lançamento do peso. 20,97m foram suficientes para garantir uma nova marca pessoal e o 4º lugar na final da competição. Na mesma disciplina, Tsanko Arnaudov ficou fora dos lugares de acesso à final, sendo 12º classificado com 19,86m.

Em pista, foi nos 60 metros que os portugueses conseguiram chegar às semi-finais. Carlos Nascimento (6.71 segundos) e Ancuiam Lopes (6.79 segundos) ficaram pela segunda eliminatória, o mesmo resultado de Lorene Bazolo (7.35 segundos).

Na mesma distância, mas em barreiras os portugueses Rasul Dabó e Olimpia Barbosa foram eliminados na primeira ronda. Igual resultado teve Cátia Azevedo na distância de 400 metros, mas os 53.43 segundos valeram-lhe a melhor marca da época. Nos 1500 metros masculinos Emanuel Rolim e Paulo Rosário também não foram mais longe que a primeira eliminatória.

 

Ciclismo de Pista 

Pruszków, na Polónia, recebeu o Campeonato do Mundo de Ciclismo de Pista e os quatro representantes lusos: Maria Martins, João Matias, Ivo Oliveira e Rui Oliveira.

Rui Oliveira terminou a prova de scratch em 5º lugar, em disputa com os medalhados, apontando o seu grande momento de forma. Ivo Oliveira foi 6º na perseguição individual, e em conjunto os gémeos terminaram a disciplina de Madison em 17º lugar.

Igual resultado teve João Matias, na vertente de omnium. Na competição de omnium feminino, Maria Martins foi 14ª classificada. A qualificação para Tóquio 2020 continua em aberto.

 

Karaté

Também a somar pontos para o ranking olímpico continua o karaté nacional que este fim-de-semana competiu no Karaté 1 – Série A na Áustria.

O destaque vai para a equipa de kata feminina, composta por Patrícia Cardoso, Ana Cruz e Mariana Belo, que arrecadaram a medalha de bronze na competição. Em 11º lugar terminaram Hélio Hernandez e Filipe Reis.

A modalidade tem o seu campeonato da Europa no final deste mês de março em Espanha.

 

Golfe e Ténis

Ricardo Melo Gouveia e Pedro Figueiredo foram os portugueses em competição no European Tour – etapa de Oman.

No Brasil, João Sousa foi o primeiro português cabeça-de-série num torneio ATP, mas foi eliminado na primeira partida. Atualmente ocupa o 41º lugar do ranking mundial.

 

© Foto Nélson Évora: Federação Portuguesa de Atletismo/Getty Images

Patrocinadores/Parceiros Nacionais