Primeira medalha de ouro de Portugal em Patras: depois das boas indicações de ontem, a equipa mista de águas abertas não perdeu a oportunidade e bateu toda a concorrência. Futebol chega à final e assegura quarta medalha para Portugal. Lutas de praia tiveram hoje o primeiro dia de competição.

Ouro histórico para Portugal

Foi a primeira medalha de ouro de sempre de Portugal nos Jogos do Mediterrâneo de praia. A equipa mista de águas abertas, composta por Angélica André, Rafael Gil e Tiago Campos bateu toda a concorrência e terminou em primeiro a prova de 5km. O tempo de 01:02:13 foi 23 segundos mais rápido do que o da Itália, enquanto que a Grécia ficou a uma distância de mais de seis minutos.

No final da prova o chefe de equipa Daniel Viegas mostrou-se satisfeito com o resultado: “A prova não tinha muitas equipas, mas tinha a Itália, que recentemente foi vice-campeã do mundo na prova de estafetas e que tem um nível muito alto. Vir aqui disputar a prova com eles e conseguir ganhar foi muito positivo para nós”.

Também os três atletas que competiram tinham a sensação de dever cumprido. Angélica André, a representante feminina na equipa, sempre acreditou que seria possível um bom resultado: “A prova correu muito bem, tínhamos uma estratégia e conseguimos. Sabíamos que podíamos estar a disputar o pódio e também o primeiro lugar, e foi isso que fizemos até ao final”. Tiago Campos estava bastante satisfeito com o resultado: “Chegar aqui e ganhar uma medalha é espetacular”. Rafael Gil destacou ainda a honra de representar as cores nacionais: “É sempre um orgulho representar Portugal nestas competições internacionais e especialmente conseguir vir aqui, fazer um pódio, e ganhar o título de campeões do [Jogos do] Mediterrâneo. É sem dúvida um orgulho”.

Foi o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, quem fez a entrega das medalhas da prova de equipas mistas a Portugal, Itália e Grécia.

Futebol vence grupo e chega à final

No último jogo da fase de grupos, Portugal continuou a vencer, chegando invicto à final de sábado. Hoje o adversário foi a Síria e no final do primeiro período Portugal já vencia por 4-0, dilatando o resultado no segundo período para 7-2 e fechando a contagem em 8-2. Amanhã na final a equipa portuguesa encontra a Itália, com quem vai disputar a medalha de ouro na competição.

Lutas de praia entram em competição

A competição de lutas de praia teve hoje o seu início com dois lutadores portugueses em ação, Hugo Passos (70kg) e Adão Silva (90kg). Hugo Passos foi o primeiro a combater e venceu o sírio Abdulkarim Alhasin por 2-1. No segundo combate da fase de grupos cedeu perante o francês Sticker por 0-1. Amanhã, Hugo Passos terá mais dois combates que irão determinar a sua progressão para as meias-finais da categoria. Em 90kg, Adão Silva realizou os três combates do seu grupo, contra atletas de França, Grécia e Albânia, não tendo conseguido ultrapassar nenhum dos seus oponentes. O atleta está assim fora da próxima ronda.

Portugal representado na arbitragem e dirigismo

O dirigismo e a arbitragem de Portugal estão amplamente representados nos Jogos do Mediterrâneo de praia, em Patras. Pedro Silva e Mário Santos são os responsáveis técnicos das modalidades de Lutas de praia e Canoagem de mar, respetivamente. Francisco Remígio foi delegado técnico no Andebol de praia; Rui Marta chefia a arbitragem nas Lutas de praia. Árbitros portugueses presentes são Maria Michelle Ferreira (Voleibol de praia) que estará amanhã na final feminina, António Almeida (Futebol de praia) e a dupla Ana Barbosa-Nádia Lemos (Andebol de praia).

 

Resultados da participação da Missão de Portugal

sexta-feira, 30 de agosto

Futebol

Fase de Grupos – Seleção masculina vs. Síria – vitória por 8-2

Lutas

Fase de Grupos – 70kg – Hugo Passos vs. Abdulkarim Alhasin (SYR) – vitória por 2-1

– Hugo Passos vs. Quentin Sticker (FRA) – derrota por 0-1

Fase de Grupos – 90kg – Adão Silva vs. Saifedine Alekma (FRA) – derrota por 0-4

– Adão Silva vs. Grigorios Kriaridis (GRE) – derrota por 4-0

– Adão Silva vs. Klodjan Bulica (ALB) – derrota por 4-0

Natação de águas abertas

Final 5km Mx – Angélica André, Rafael Gil e Tiago Campos – 01:02:13 – 1º lugar

 

Calendário da participação da Missão de Portugal

sábado, 31 de agosto

Aquatlo

09h00 – Final F – Ana Ramos

10h30 – Final M – Pedro Mendes e Rafael Domingos

Futebol

13h15 – Final – Seleção masculina vs. Itália

Lutas

11h00 – Fase de Grupos – 70kg – Hugo Passos vs. Orges Lila (ALB)

– Hugo Passos vs. Kleovoulos Loucaides (CYP)

20h30 – Cerimónia de Encerramento

Todas as horas são de Patras – menos 2 horas em Portugal Continental

Patrocinadores/Parceiros Nacionais