Portugal esteve presente no primeiro Fórum Internacional das Comissões de Atletas Olímpicos através do Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, João Rodrigues.

O evento, iniciativa da Comissão de Atletas Olímpicos do Comité Olímpico Internacional juntou 206 delegações e mais de 300 atletas Olímpicos que debateram temas actuais do Movimento Olímpico, tais como questões relacionadas com o doping, igualdade de género, financiamento, solidariedade, inclusão, carreiras duais, transição pós-carreira, saúde mental, organização dos Jogos Olímpicos, sustentabilidade, corrupção, manipulação de resultados, plataformas online, artigo n.º 40 da Carta Olímpica, etc.

O Presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, marcou presença em alguns momentos chave, sendo de realçar a sua disponibilidade e abertura para, no final do Fórum, responder a todas as questões levantadas pelos presentes.

Foi uma extraordinária oportunidade para compreender a filosofia por detrás do modelo de financiamento do COI, não só tendo em vista a realização de um evento como os Jogos Olímpicos, mas também no apoio ao desenvolvimento do desporto um pouco por todo o mundo. E este modelo, nas palavras do Presidente do COI, têm por base uma palavra: solidariedade.

Por outro lado, as Comissões de Atletas dos vários países presentes, puderam demonstrar um pouco do trabalho que desenvolvem internamente, mas também as suas dificuldades e expectativas.

No final, a Comissão de Atletas do COI apresentou nove pontos, que resultaram dos dois dias e meio de trabalhos e que posteriormente recomendará à Comissão Executiva do COI para discussão e eventual aprovação. Algumas das sugestões ali plasmadas não são estranhas à CAO:

Não sendo ainda possível, a esta distância do evento, compreender os efeitos que este Fórum trará ao Movimento Olímpico em geral e mais especificamente, às diversas Comissões de Atletas e aos atletas, foi visível o esforço de trazer ao palco do Movimento Olímpico as vozes dos atletas. Porque, tal como afirmou Thomas Bach: “Vocês estão no coração do Movimento Olímpico. Aliás, vocês são o coração do Movimento Olímpico”.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais