Andrea Bugnone será o primeiro atleta português a participar numa edição dos Jogos Olímpicos de inverno da Juventude. O jovem esquiador nacional garantiu o apuramento para a segunda edição destes Jogos Olímpicos, que terão lugar de 12 a 21 de fevereiro, em Lillehammer, na Noruega. O atleta luso vai participar em quatro provas: Super-G, Slalom Gigante, Combinado e Slalom.

Nascido a 22 de maio de 1999, Andrea Bugnone tem atualmente 16 anos. Nascido em Genebra, na Suíça, cidade onde vive até hoje, é filho de pai italiano e mãe portuguesa, Marta de Mello, sendo neto do já falecido empresário Jorge de Mello, do grupo José de Mello, detentor dos Hospitais Cuf, e do Grupo Nutrinveste.

Foi considerado em 2012 o melhor atleta jovem pela Federação de Desportos de inverno de Portugal e conta com vários resultados de relevo no seu currículo, como o 7º lugar em Super-G no Campeonato da Europa Sub-16 em 2014 em Val d’Isère, 15º em Super-G no Campeonato do Mundo Sub-14 em Topolino em 2012, 3º em Super-G e 5º em Slalom nos Campeonatos de França Sub-14 em 2012, entre outros.

A Missão Olímpica aos próximos Jogos Olímpicos da Juventude de inverno, que terão lugar em Lillehammer, na Noruega, entre 12 e 21 de fevereiro de 2016, será liderada pelo Presidente da Federação Portuguesa de Desportos de Inverno de Portugal (FDI), Pedro Farromba, fazendo ainda parte da Missão o Diretor Técnico Nacional, Sérgio Figueiredo, que será responsável pelo acompanhamento técnico de Andrea.

Esta é a segunda edição dos Jogos Olímpicos da Juventude de inverno, depois de Innsbruck, na Áustria, ter acolhido a edição inaugural, num evento que não contou com a presença de atletas portugueses. São esperados cerca de 1100 jovens atletas, os futuros campeões de amanhã dos desportos de inverno, que irão competir em sete modalidades. 22 anos depois de ter recebido os Jogos Olímpicos de inverno, esta cidade norueguesa volta a ser o centro dos desportos de inverno mundial ao longo de 10 dias.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais