Já está a caminho da Bósnia Herzegovina a Missão de Portugal ao Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE) de Inverno que se realiza de 9 a 16 de fevereiro na capital Sarajevo e que vai juntar mais de 900 atletas de 43 países na competição de 8 modalidades.

Manuel Ramos é o representante português em ski alpino, sendo acompanhado pelo Chefe de Missão Pedro Flávio.

Para aquela que será a quarta participação portuguesa no FOJE de Inverno as expectativas estão bem definidas pela chefia da Missão: “Os nossos objetivos no ski alpino, pela nossa falta de tradição na neve, não são, para já, de fazer um pódio. O nosso objectivo é fazer o melhor possível, termos o atleta focado. Ele tem evoluído e está neste momento num projeto a pensar já nos próximos Jogos Olímpico de Inverno na China”.

Manuel Ramos é natural da Covilhã mas atualmente encontra-se a treinar e estudar em Espanha durante a época de neve de forma a melhorar e evoluir no seu percurso desportivo. “Quando chegamos a um determinado patamar, para um atleta que vive em Portugal, é preciso fazer uma opção”, acrescenta Pedro Flávio. “Com 16 anos fazer esta mudança, deixar de conviver com a sua família e passar o inverno sozinho para poder treinar, isso tem um esforço pessoal muito grande”.

 

“Espero um resultado bastante positivo”

Com 7 títulos de campeão nacional e várias participações em competições internacionais, Manuel Ramos recorda o seu percurso até este momento: “fiz a minha primeira prova quando tinha sete anos e nem sabia bem o que se estava a passar, mas com o tempo percebi que tinha vontade de competir e essa vontade aumentou significativamente quando fui pela primeira vez campeão nacional”.

No FOJE, o jovem atleta sabe o que esperar: “para além de estarem mais países envolvidos é a minha primeira experiência olímpica e conto que traga uma nova experiência e uma nova visão deste tipo de competição. Espero um resultado bastante positivo, tendo em conta a nossa realidade, e que me ajude a seguir com o sonho da qualificação para os Jogos Olímpicos 2022”.

 

Saravejo 2019 é a quarta participação portuguesa no FOJE Inverno 

Jaca 2007

Chefe de Missão – José Pinho

Treinador – Sérgio Figueiredo

Atleta – Filipa Aleixo

Atleta – Diogo Cûmano

 

Slask-Beskidy 2009

Chefe de Missão – José Pinho

Treinador – Enrique Puga

Atleta – João Marques

Atleta – Patrícia Pombo (lesionada)

 

Malbun 2015

Chefe de Missão – Sérgio Figueiredo

Atleta – Catarina Carvalho

Atleta – Samuel Almeida

 

(na foto, da esquerda para a direita: Pedro Farromba, Presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal; Pedro Flávio, Chefe de Missão; Manuel Ramos, atleta; José Manuel Araújo, Secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal)

Patrocinadores/Parceiros Nacionais