Nuno Saraiva conquistou a Medalha de Bronze do Campeonato Mundial de Juniores na categoria de -73 Kg, garantindo um excelente resultado para Portugal. João Martinho entra em combate no terceiro dia do Mundial.

O judoca da Marinha Grande garantiu a Medalha de Bronze no Mundial de Juniores. A jovem promessa nacional esteve em grande plano durante o dia, conseguindo vencer quatro dos cinco combates disputados. No derradeiro combate, Nuno Saraiva venceu o seu adversário do Uzbequistão, Sharofiddin Boltaboev, por Ippon. Num combate que se perspetivava bastante complicado, o judoca nacional dominou e controlou todas as ações do desafio, conseguindo que o seu adversário acumulasse castigos pela sua inoperância. A faltar 30 segundos para o final, Nuno Saraiva beneficiou do quarto castigo aplicado ao uzbeque e venceu o combate por Ippon, garantindo a Medalha de Bronze.

No combate que decidia a qualificação para a disputa da Medalha de Bronze, Nuno Saraiva garantiu esse “passaporte” vencendo o brasileiro Lincoln Neves, por castigos. Num combate bastante equilibrado, os castigos foram o fator determinante de desempate, beneficiando o estilo sempre proativo do português, em busca das projeções.

Com um dia extenso de combates, Nuno Saraiva esteve Isento da primeira ronda, o judoca nacional entrou na segunda eliminatória frente ao atleta do Líbano, Kevin Nicolaos, vencendo por Ippon. Na terceira eliminatória, conseguiu vencer o forte judoca proveniente do Uzbequistão, Sarvar Shomurodov, num combate bastante equilibrado, onde os castigos foram determinantes e beneficiaram o judoca nacional, carimbando a passagem aos Quartos-de-Final.

Nos Quartos-de-Final enfrentou o azeri Huseyn Rahimli, cedendo por Ippon. No combate que se discutia o apuramento para as Meias-Finais da competição, o judoca nacional entrou bastante determinado e conseguiu ganhar vantagem no encontro, por Wazari. O seu experiente adversário conseguiu empatar poucos segundos depois, fechando o encontro momentos a seguir com um Ippon, que relegou Nuno Saraiva para a Repescagem Final.

Para hoje, dia 24 de outubro, terceiro dia de Campeonato de Mundo de Juniores, Portugal apresenta João Martinho na categoria de -81 Kg estando isento na primeira ronda, enfrenta o vencedor do combate entre o alemão Sandro Makatsaria e o peruano Jose Luis Osorno.

Texto: Federação Portuguesa de Judo
Créditos Foto: IJF

Patrocinadores/Parceiros Nacionais