Chegados ao os Jogos Olímpicos de inverno de Sochi 2014, a organização disponibilizou ao público alguns números que demonstram a grandeza desta edição dos Jogos Olímpicos de inverno realizada na cidade russa.

 

Os Atletas

Participação de 88 Comités Olímpicos, um recorde nos Jogos Olímpicos de Inverno.

6 Comités Olímpicos Nacionais participam pela primeira vez: Malta, Paraguai, Timor-Leste, Togo, Tonga e Zimbabué.

Recorde de participação de atletas, 2876, dos quais mais de 40% são atletas femininas.

Medalhas ganhas por atletas de 26 países diferentes.

Ole Elnar Bjoerndalen, da Noruega, tornou-se no atleta com mais medalhas em Jogos Olímpicos de inverno, 13 medalhas.

12 novos eventos, incluindo esqui e snowboard slopestyle masculino e feminino e também salto de esqui feminino.

61 atletas que participaram nos Jogos Olímpicos da Juventude de inverno de Innsbruck 2012. Estes atletas conquistaram três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze.

244 atletas e 11 equipa auxiliados pelo programa de solidariedade olímpica. Estes atletas conquistaram sete medalhas de ouro, duas de prata, seis medalhas de bronze individuais e uma por equipas.

 

Infraestruturas

Mais de 1.2 milhões de bilhetes vendidos.

Os visitantes do Parque Olímpico ultrapassam os 100.000 diários.

Mais de 1.3 milhões de atletas, espectadores e outros participantes transportados eficientemente.

 

Proteger os Atletas “Limpos”

2.500 testes de doping realizados no processo mais abrangente da história dos Jogos Olímpicos de inverno.

Mais testes realizados fora de competição que em qualquer outra edição Jogos.

As amostras serão guardadas durante 10 anos para possíveis apelos e novos testes. Mais dois anos que os Jogos anteriores.

 

Espectadores

Foram transmitidas 88.000 mil horas naquele que é o recorde para a maior cobertura televisiva e digital de uns Jogos Olímpicos de inverno.

Uma potencial audiência mundial de 4.1 mil milhões de espectadores.

Os Jogos Olímpicos de Sochi 2014 foram transmitidos por um número recorde de canais televisivos, mais de 300, incluindo um número recorde de canais gratuitos, mais de 200.

 

Audiência Digital

Número recorde de acessos ao site do COI, olympic.org de pessoas que acompanham os Jogos Olímpicos de inverno através desta plataforma. Mais de 12 milhões de visitas ao site.

Nos primeiros dois dias dos Jogos de Sochi 2014 registaram-se mais acessos ao site do que durante toda a competição dos Jogos Olímpicos de inverno Vancouver 2010.

Número recorde de acessos através de plataformas móveis, sendo 50% dos acessos feito através de smartphones ou tablets.

 

Ligado às Redes Sociais

O envolvimento das redes sociais atingiu um novo recorde dos Jogos Olímpicos, seja edição de verão ou inverno.

Mais de 2.2 milhões de novos seguidores das redes sociais do movimento olimpico apenas na primeira semana.

Mais de 1.5 milhões de novos fãs no facebook, sendo no total mais de 7.5 milhões os fãs no facebook.

Os posts do facebook atingem já os 17.6 milhões por dia.

A página do COI no vk.com, equivalente russo ao Facebook, é a página desportiva mais popular desta rede social russa, com mais de 2.9 milhões de seguidores.

Mais de 1.500 Olímpicos de Sochi 2014 estão conectados entre si e com os fãs no Hub de Atletas do COI, juntando-se a 4.500 Olímpicos de edições anteriores dos Jogos Olímpicos.

 

O Legado de Sochi

Novas infraestruturas desportivas de classe mundial ficarão disponíveis para atletas de elite e novos atletas.

A capacidade da Rússia organizar e receber competições de desportos de inverno foi restaurada.

Novas ligações rodoviárias e ferroviárias, novas estações de tratamento de esgotos, novas centrais elétricas e novos gasodutos.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais