Após o anúncio da abertura do ato eleitoral para Comissão Diretiva da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) foram levantadas algumas duvidas relativamente ao universo dos atletas com capacidade eletiva e de elegibilidade.

Concretamente, que atletas estariam abrangidos pela designação “atletas participantes nos Jogos Olímpicos, no ativo ou retirados, mas não após o termo da terceira Olimpíada posterior aos últimos Jogos Olímpicos em que tenham participado”. E sobretudo o que fazer quando outras disposições, quer da carta olímpica, quer dos estatutos do COP restringem o exercício de funções ou de representação durante todo o mandato.

Apreciado o assunto decidiu-se rever a orientação anterior pelo que podem candidatar-se ao ato eleitoral da CAO os atletas olímpicos portugueses, no ativo ou retirados, que tenham participado em pelo menos uma das seguintes edições dos Jogos Olímpicos e Jogos Olímpicos de Inverno:

• Atenas 2004;
• Turim 2006;
• Pequim 2008;
• Vancouver 2010;
• Londres 2012;
• Sochi 2014;
• Rio de Janeiro 2016

À luz desta nova determinação, o novo prazo de apresentação de candidaturas foi estabelecido para o período entre 6 de Abril e 17 de Abril de 2017. No entanto consideram-se válidas as Candidaturas já recebidas.

As candidaturas, individuais, devem ser apresentadas mediante o preenchimento do Formulário de Candidatura (em anexo) e posterior envio para o endereço eleicoescao@comiteolimpicoportugal.pt, até ao dia 17 de Abril de 2017.

A partir de dia 20 de Abril de 2017, as candidaturas aceites serão divulgadas nos sites da CAO e do COP na Internet.

Encontra-se igualmente convocada a Assembleia Plenária da Comissão de Atletas Olímpicos para o próximo dia 27 de Abril.

Sobre a CAO

A Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) é uma entidade integrada do Comité Olímpico de Portugal que tem como atribuições estatutárias a representação dos atletas no Comité Olímpico de Portugal e entidades oficiais.

A CAO encontra-se representada nas seguintes entidades: Comissão Executiva do COP, Assembleia Plenária do COP e no Conselho Nacional do Desporto.

Consulte os documentos em anexo:

Patrocinadores/Parceiros Nacionais