Nelson Évora conquistou este sábado, em Praga, a medalha de Ouro na final do Triplo Salto do Campeonato da Europa de Atletismo em Pista Coberta.

Nelson sagrou-se campeão da Europa com 17.21 metros, a melhor marca europeia da corrente temporada.

Num concurso que começou com 2 saltos nulos, o atleta português assumiu a liderança da prova quando no terceiro ensaio pulou 16.98 metros, fazendo depois um quarto ensaio a 16.97 metros. Na quinta ronda do concurso, o espanhol Pablo Torrijos bateu o recorde do país vizinho com 17.04 metros, mas o pupilo de João Ganço não se deixou intimidar e respondeu de imediato com 17.15 metros. No entanto, o melhor de Évora ainda estava para vir, já com a medalha de Ouro conquistada, Évora faz 17.21 metros para a consagração e para o agradecimento ao público que enchia o O2 Arena de Praga.

Ainda antes de festejar envolto no estandarte nacional, Évora deu um sentido abraço ao seu treinador de sempre, João Ganço.

Seis anos depois da Prata no Campeonato do Mundo de Berlim, sete anos depois do Ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, oito anos depois do Ouro no Campeonato do Mundo de Osaka e depois de um longo período afastado por graves lesões, Évora volta-se a mostrar ao mundo, conquistando a 20ª medalha de Portugal em Campeonatos da Europa de Pista Coberta.

Nelson recebe a medalha de Ouro domingo às 14:47 horas, hora para quando está agendada a Cerimónia Protocolar do Triplo Salto masculino.

 

TEXTO: Federação Portuguesa de Atletismo

Patrocinadores/Parceiros Nacionais