A um ano da chama olímpica chegar ao Reino Unido, o Comité Organizador de Londres 2012 (LOGOC) e os seus Parceiros revelaram as datas e os primeiros 74 locais do percurso da Tocha Olímpica 2012. Além disso, foi anunciado o inicio da procura das 8000 pessoas que irão carregar a Tocha durante a sua viagem. O percurso da Tocha Olímpica será sem dúvida a força motriz que contribuirá para o aumento da excitação em todo o país antes dos Jogos, tendo sido estimado que 95% da população esteja a uma hora de viagem do percurso final da Chama Olímpica.

O Percurso

O Percurso da Tocha Olímpica 2012 irá arrancar no dia 19 de Maio de 2012 em Land’s End, depois de chegar da Grécia no dia anterior. A chama irá percorrer cerca de 8000 milhas por todo o Reino Unido e oferecerá a milhares de comunidades e indivíduos o seu “momento para brilhar” quando a Chama Olímpica estiver por perto. Esta primeira fase do percurso foi criada durante os últimos anos, graças ao trabalho do LOCOG juntamente com representantes de diversos sectores de cada país e região do Reino Unido. Na sequência deste anúncio inicial, um segundo plano mais detalhado do percurso será anunciado no final deste ano e irá incluir muitas outras cidades, vilas, aldeias, lugares de grande beleza natural, instalações desportivas e centros comunitários. A chama deve viajar cerca de 12 horas por dia e será concluída, em 66 dos 70 dias, com um evento excitante de comemoração antecipada.

Acenda a Luz

Sebastian Coe, presidente do LOGOC disse: “A chama olímpica vai brilhar através de cada nação e região do Reino Unido e mostrar o melhor de nós próprios e do local onde vivemos. Os primeiros locais da rota confirmada hoje dão uma ideia do alcance que o Percurso da Tocha Olímpica terá em todo o Reino Unido e quão extensa é a oportunidade para começar a celebrar os Jogos Olímpicos de Londres 2012.”

Nomear um Portador da Tocha

Juntamente com os seus Parceiros, o LOGOC convida o público do Reino Unido para nomear pessoas inspiradoras, dando-lhe assim o seu “momento para brilhar” e a possibilidade de ver a sua história celebrada no inicio dos Jogos Olímpicos de 2012. Em média 110 pessoas por dia irão carregar a Chama Olímpica durante os seus 70 dias de viagem e o LOGOC está a procura dos nomeados do “Momento para Brilhar” para preencher essas vagas. Os Parceiros do LOGOC também procurarão os portadores da Tocha, através das suas campanhas, que começarão em Junho de 2011. É esperado que metade das vagas sejam atribuídas a jovens entre os 12 e os 24 anos, que sejam considerados expoentes das suas comunidades locais.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais