Portugal garantiu este fim-de-semana, no torneio de Qualificação Olímpica, realizado em Doha, no Qatar, mais dois mesatenistas para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Desta forma, Lei Mendes e Tiago Apolónia carimbam os seus passaportes para Londres e aumentam para quatro o número de apurados na modalidade de Ténis de Mesa. Destaque para o facto de a qualificação de Lei Mendes determinar a estreia de Portugal nesta modalidade no quadro feminino em Jogos Olímpicos.

Lei Mendes, mesatenista de origem chinesa de 29 anos, que ocupa o 159º lugar do ranking mundial, estreia-se assim em Jogos Olímpicos, graças ao 8º lugar alcançado no Torneio de Qualificação Olímpica.

Já Tiago Apolónia, de 25 anos, venceu o Torneio de Qualificação Olímpica e participará pela segunda vez no maior evento multidesportivo do mundo, depois do 33º lugar alcançado em Pequim 2008. O mesatenista português qualificou Portugal na vertente de equipas, uma vez que as únicas vagas da vertente de singulares já tinham sido garantidas por Marcos Freitas e João Pedro Monteiro. Tiago Apolónia ocupa neste momento o 48º lugar do ranking mundial.

Com estas duas qualificações, Portugal passa a contar com 67 atletas qualificados. Este número é alcançado em função do mínimo A alcançado por João Vieira, do Atletismo, na prova de 20 Km Marcha, o que provocou a saída do lote de atletas qualificados do seu irmão, Sérgio Vieira, que apenas possuía mínimo B nesta prova.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais