A National Basketball Association (NBA) e a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) anunciaram esta terça-feira, no Comité Olímpico de Portugal (COP), uma parceria para a criação da Jr. NBA FPB Basketball League, competição dirigida a rapazes e raparigas, de 11 e 12 anos de idade, que frequentem escolas nas áreas da Grande Lisboa e Grande Porto.

João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, presente no evento, considerou que “este é um projeto ganhador.” O governante português revelou partilhar “o entusiasmo da Federação Portuguesa de Basquetebol” posto na Jr. NBA FPB Basketball League, que “terá um efeito arrastão para o desporto escolar. Estamos a introduzir nas crianças hábitos de prática desportiva que possam ser alargados” às atividades na escola.

Os elogios de João Paulo Rebelo foram extensivos ao COP. “Sentimos confiança, quando os ‘stakeholders’ têm a competência do Comité Olímpico de Portugal. As nossas funções são facilitadas também por termos no COP um parceiro atento, crítico e trabalhador. O seu trabalho de excelência tem sido reconhecido.”

José Manuel Constantino, presidente do COP, prestou tributo à FPB, por ter sido o basquetebol o primeiro “a trabalhar na formação de treinadores” e “a adaptar a prática desportiva adulta à prática desportiva das crianças e dos jovens.” O líder do COP reforçou o elogio ao pioneirismo do basquetebol, também por ser “um exemplo seguido por outras modalidades.” E deu exemplos: “O futebol tem ido buscar fundamentos ao basquetebol.” José Manuel Constantino finalizou, dizendo: “Não há melhor sítio do que esta casa para fazer este justo reconhecimento.”

”Estamos satisfeitos por celebrar esta parceria com a Federação Portuguesa de Basquetebol, para promover o desenvolvimento do basquetebol em Portugal através do lançamento da primeira Jr. NBA FPB Basketball League”, disse o NBA EMEA Vice President – Basketball Business Operations, Jesus Bueno. ”Com a experiência da FPB, juntos podemos oferecer um projeto que promova a competição saudável, ensine os valores do jogo e permita que as crianças se divirtam enquanto aprendem mais sobre o basquetebol”, referiu. “A competição começou há dois anos e neste momento temos 35 ligas, em 600 cidades. Estamos seguros que será um êxito.”

”A FPB está muito satisfeita por ter a primeira Jr. NBA League em Portugal. Esta é uma grande oportunidade de trabalhar com uma organização mundialmente conhecida, com o objetivo de construir as raízes sólidas de uma iniciativa que é dirigida às crianças portuguesas”, afirmou o presidente da FPB, Manuel Fernandes. ”A oportunidade de representar uma equipa da NBA, usando os equipamentos das equipas da liga norte-americana, e interagir com os dois embaixadores da NBA em Portugal, a Ticha Penicheiro e o João ”Betinho” Gomes, é uma excelente forma de encorajar cada vez mais crianças a jogar basquetebol”, acrescentou. Manuel Fernandes revelou ter o objetivo de “extravasar as ligas a todo o país”, e não apenas a Lisboa e Porto. “É por isso que iremos lutar.”

Ticha Penicheiro, que veio expressamente dos Estados Unidos, para a promoção da Jr. NBA FPB Basketball League, deu os “parabéns à NBA por acreditar em Portugal” e “na FP Basquetebol. Tenho muito orgulho por poder dar a cara pelo projeto.”

A Jr. NBA FPB Basketball League vai contar, inicialmente, com 30 escolas na área de Lisboa e 30 escolas na área do Porto. Cada escola participante representará uma das 30 equipas da NBA e equipará com camisolas oficiais.  Num formato semelhante ao da NBA, as 30 equipas de cada cidade serão divididas em duas conferências e seis divisões. A primeira Jr. NBA League arranca em Outubro de 2017 e prolonga-se até Fevereiro de 2018, em Lisboa e no Porto, com as oito melhores equipas de cada conferência a seguirem para os playoffs. As duas melhores equipas de cada liga (Lisboa e Porto) vão defrontar-se pelo título da Jr. NBA League FPB Basketball League.

A Jr. NBA é o programa global da liga para rapazes e raparigas e ensina as competências básicas do basquetebol, para além dos valores da modalidade (trabalho de equipa, liderança e um modo de vida saudável) num esforço de aumentar e melhorar a ligação de jogadores, professores, treinadores e pais com o desporto. Durante a época 2016/17, a NBA vai chegar a mais de 18 milhões de jovens em 53 países, através das duas iniciativas direcionadas para os mais novos.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais