Sete mil quilómetros depois, a bandeira portuguesa chegou a Baku, no Dia de Portugal, depois de ter partido da Torre de Belém no passado dia 10 de abril. Terminou assim a aventura Lisboa2Baku, com o ciclista de aventura Jorge Cristóvão a entregar a Bandeira Nacional ao Chefe de Missão, José Garcia, em Baku. Foi o culminar de 60 dias de aventura, em que ex-militar de 53 anos percorreu quase 7000km, passando por oito países, Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, Turquia, Geórgia e Azerbaijão.

Na chegada, além do Chefe de Missão e dos cinco atletas presentes, Mariana Pitrez, Bernardo Almeida (Ginástica), Filipe Reis (Karaté), David Rosa e Joana Monteiro (Ciclismo), Jorge Cristóvão tinha à sua espera a Primeira-Dama do Azerbaijão e o Presidente do Comité Organizador de Baku 2015 (BEGOC), Mehriban Aliyeva, o Ministro da Juventude e do Desporto do Azerbaijão, Azad Rahimov, o Presidente dos Comités Olímpicos Europeus (EOC), Patrick Hickey, o COO do BEGOC, Simon Clegg, a Encarregada de Negócios de Portugal em Baku, Maria João Lopes Cardoso, e a família do ciclista de aventura português.

Após a chegada Jorge Cristóvão afirmou que espera ter transmitido aos nossos atletas que “o esforço, dedicação, empenho e coragem compensam sempre. Há que se dedicar. E ter orgulho de ser português a representar o país. O orgulho e maneira de estar a representar Portugal transcende tudo e dá-nos ânimo para conseguirmos ultrapassar todas as barreiras”, referindo também os ensinamentos que leva consigo depois desta viagem, “ensinou-me a moderar um pouco mais. A ter mais compreensão com as outras pessoas. É diferente. Temos sentimentos diferentes longe do nosso círculo de segurança.”

Além da Bandeira Nacional entregue ao Chefe de Missão, Jorge Cristóvão era também portador duma carta do Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, destinada ao Presidente da República do Azerbaijão e Presidente do Comité Olímpico do Azerbaijão, Ilham Aliyev, que foi entregue à Primeira-Dama do Azerbaijão juntamente com um prato da Vista Alegre. Ao COO do BEGOC foi entregue uma t-shirt da aventura Lisboa2Baku e uma recordação da Beira Baixa, localidade natal de Jorge Cristóvão, bem como ao Ministro da Juventude e Desporto do Azerbaijão. Em troca Jorge Cristóvão recebeu da parte da Primeira-Dama do Azerbaijão quatro bilhetes para poder assistir à Cerimónia de Abertura dos Jogos Europeus juntamente com a sua família.

Antes da chegada do ciclista português houve oportunidade para a inauguração por parte da Primeira-Dama do Azerbaijão, Mehriban Aliyeva, do European Hospitality Club, localizado na zona nobre da cidade e que servirá de local de receção aos mais altos membros dos Comités Olímpicos e outras personalidades que visitarão o Azerbaijão durante o período dos Jogos Europeus.

Ao longo desta grande aventura que visava homenagear os atletas portugueses que participam na primeira edição dos Jogos Europeus, Jorge Cristóvão foi recebido nos Comités Olímpicos de Espanha, França (delegação da Côte d’Azur), Mónaco, Itália, Turquia, Geórgia e Azerbaijão, para além da ida à sede dos Comités Olímpicos Europeus em Roma e ao Museu Olímpico de Salónica, na Grécia. Teve ainda oportunidade de visitar alguns embaixadores do desporto nacional na Europa, como os internacionais A da Seleção Nacional de Futebol, como Tiago, do Atlético de Madrid, e Ricardo Carvalho, João Moutinho e Bernardo Silva, do AS Mónaco.

Recorde-se ainda que esta iniciativa promovida pelo Comité Olímpico de Portugal e que contou com o apoio fundamental do BMW Group Portugal – que cedeu a bicicleta elétrica BMW Cruise E-BIKE que permitiu maior conforto a Jorge Cristóvão e permitiu maximizar a distância percorrida, atingindo uma média de 100/120 km diários – foi premiada pela entidade organizadora dos Jogos Europeus, os Comités Olímpicos da Europa, como a melhor promoção feita ao evento em toda a Europa.

Esta ação contou ainda com o apoio do Turismo de Lisboa, Schenker, Samsung Portugal, ESRI e Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

 

CRÉDITOS FOTOS: IMAPRESS/COP

Artigos Relacionados

Morrer na praia
27.06.2015
Lisboa2Baku
10.04.2015
Lisboa2Baku
18.03.2015

Patrocinadores/Parceiros Nacionais