Ao 5º dia de competição, Portugal conquista a 3ª medalha, ouro. Na prova de Triatlo por equipas mistas (2 atletas masculinos e 2 femininas), ordenadas por Continentes, A Equipa Europa 1, composta por: Miguel Fernandes (POR), Alois Knabl (AUT), Eszter Dudas (HUN) e Fanny Beisaron (ISR) foram os primeiros a cortar a meta, vencendo com autoridade uma prova muito disputada onde as 3 primeiras equipas terminaram separadas por menos de 8 segundos. 

Classificação Final, Triatlo por Equipas: 

1º Europa 1: E. Dudas (HUNG) / Miguel Fernandes (POR) /A. Knabl (AUT) /F. Beisaron (ISR) 
1.19.51.42 
2º Oceania 1: E. Salthoude (AUS) / M. Gosman (AUS) / M. Dillon (NZL) / A. Barclay (NZL) 
1.19.55.23 (+3.81) 
3º Americas 1: K.Whitley (USA) / K. Mcdowell (USA) / A. Barraza (MEX) / L. Dias (ARG) 
1.19.58.88 (+7.46) 

Miguel Fernandes, que já nestes Jogos Olímpicos foi 4º na prova individual, foi o 2º membro da equipa a actuar. Cada elemento disputou uma prova designada distância super-sprint (250m natação, 7 km de ciclismo e 1.5 km de corrida, cumprindo o seu percurso num excelente tempo de 18.58). 

Miguel Fernandes, no final explicou a prova na primeira pessoa: «Foi muito dura, bastante disputada, houve incerteza até ao fim. A Eszter, que foi a primeira a entrar em prova, deixou-nos no grupo da frente, mas um pouco atrás dos Australianos. Eu fui o segundo, dei tudo. Na natação consegui recuperar o atraso, no ciclismo terminámos lado a lado e depois corri como nunca, acabei esgotado, Estou muito feliz. Quero agradecer o apoio que recebi dos Portugueses que assistiram, pois eles foram um grande estímulo para mim. Temos aqui em Singapura um grupo muito coeso, e quando isso acontece, parece que tudo se torna mais fácil». 

Nesta prova participou também a atleta Raquel Rocha, que integrou a equipa Europa 5, tendo obtido como resultado final um bom 10º lugar. Esta equipa foi composta pelos seguintes atletas: C. Deldaele (BEL) / A. Sirenko (UKR) / Raquel Rocha (POR) / D. Paz (ESP) 1.23.49.96 (+3.58.54 que os vencedores). 

Raquel Rocha, conseguiu recuperar bem da queda que sofreu na prova individual e esteve em bom nível, fazendo um tempo de 23.05. 

Esta prova registou a presença do Presidente do Comité Olímpico Internacional, Jacques Rogge na tribuna de honra, que a este propósito referiu, «esta prova de equipas mistas é uma interessante inovação e é um apelo ao espírito de grupo». 

No Ciclismo, nas provas de BMX Race, actuaram Magda MartinsRodrigo Gomes, cujas actuações corresponderam inteiramente às expectativas ao qualificarem-se para os quartos-de-final, conseguindo ambos boas marcas. 

Rodrigo Gomes fez o 26º tempo na qualificação, 46.651, evoluindo nesta prova até ao 25º lugar final, terminando a sua prestação em bom nível, registando 2 quintos lugares e um sétimo nas 3 corridas em que participou. O vencedor, foi o Colombiano David Oquendo. 

Magda Martins pelo seu lado, foi 17ª classificada na qualificação com o tempo de 47.071, alcançando no final um meritório 19º lugar, tendo para isso contribuído 3 quintos lugares nas corridas em que participou. A vencedora, foi a Brasileira Mayara Perez. 

Rodrigo Gomes, é vice-campeão nacional de cross country, a vertente Olímpica do BTT, sendo também corredor de estrada. Magda Martins, é campeã nacional de cross-country. Esta disciplina de BMX é recente para ambos e estes resultados são vistos como encorajadores. 

Na classificação provisória por Países, Portugal ocupa o 17º lugar, com duas provas ainda por realizar. 

Finalmente na Natação, estiveram em prova 3 atletas. Maria RosaAna Rodrigues nas eliminatórias dos 50 m livres, onde foram ambas sétimas classificadas nas sua séries, com os tempos respectivamente de 28.38 para Maria Rosa (+ 1.28 que a vencedora desta série G. Nikitina LAT ), e de 27.20 para Ana Rodrigues (+1.46 que a vencedora A. Santamans FRA). Com estes resultados, estas atletas estiveram num bom nível, mas não seguiram em frente na competição. 

Gustavo Santa, participou nas eliminatórias dos 100m livres, onde foi 6º classificado na série 3, que foi ganha por B.Coskun TUR. Gustavo Santa fez o tempo de 53.76 (+ 1.28 que o atleta Turco). 

Mário Santos, Chefe de Missão Portuguesa comentou. «Grande dia para Portugal e para o Miguel Fernandes. Este grupo é muito bom, pode ter um grande futuro. Queremos continuar a dignificar o nosso País e as Modalidades que representamos. Hoje estamos todos muito emocionados com a terceira medalha que já conquistámos». 

Amanhã, 20 de Agosto naquele que será o 6º dia de provas destes Jogos Olímpicos da Juventude, competirão os seguintes Atletas Portugueses:

(Natação) Alexis Santos (200m costas) e Ana Rodrigues (200m bruços)
(Vela) Gonçalo Pires e Inês Sobral – têm previstas 3 regatas

Recorde-se que estes Jogos Olímpicos da Juventude decorrerão entre 14 e 26 de Agosto, movimentando cerca de 3600 Atletas, num universo de 204 nações, competindo entre si em 26 modalidades.

Artigos Relacionados

Patrocinadores/Parceiros Nacionais