O Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P (IPMA) e o Comité Olímpico de Portugal (COP) assinaram um Protocolo de Cooperação com vista ao acompanhamento e apoio do serviço meteorológico nacional à Missão Portuguesa participante nos Jogos Olímpicos.

O Protocolo de Cooperação traduz-se no desenvolvimento, pelo IPMA, de um website dedicado em exclusivo aos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, que permitirá a disponibilização de informação climática e de previsões meteorológicas em tempo real, com prazos de previsão que vão desde as “próximas horas” ao “próximo mês”. Os parâmetros meteorológicos mais relevantes são a temperatura e humidade do ar, a precipitação, o rumo e intensidade do vento, a visibilidade e a agitação marítima. Adicionalmente, são também disponibilizadas previsões de conforto térmico, com potencial influência no desempenho dos atletas (ver imagens em baixo).

A utilização do website estará adaptada ao calendário e locais das provas dos Jogos Olímpicos, em função de qualquer alteração que venha a ser feita pelo Comité Olímpico Internacional e pelo Comité Organizador dos Jogos Olímpicos, na sequência do adiamento provocado pela pandemia COVID-19, e que o COP reportará atempadamente ao IPMA.

Atualmente em fase de testes, o website poderá ainda ser melhorado de acordo com as necessidades de informação entretanto identificadas.

Para o presidente do IPMA, Miguel Miranda, “o desafio que foi colocado pelo Comité Olímpico de Portugal pôs à prova a nossa capacidade de disponibilizar e integrar informação meteorológica qualificada para apoiar aqueles que nos irão representar nos Jogos Olímpicos em Tóquio. É para nós um motivo de orgulho poder participar neste esforço coletivo e de representação nacional.”

O presidente do COP, José Manuel Constantino, refere: “Estamos muito gratos ao IPMA pelo trabalho desenvolvido e que é colocado à disposição da Missão Portuguesa nos Jogos Olímpicos. Conhecendo a realidade em Tóquio por ocasião dos Jogos Olímpicos em matéria de condições climatéricas, algumas delas fortemente condicionantes da prestação desportiva, esta é uma ferramenta essencial para atletas, treinadores e dirigentes conhecerem ao detalhe a realidade local. E é um grande trabalho técnico e científico da uma prestigiada instituição nacional que nos deve orgulhar e valorizar.”

 

Imagem 1 –  Website do IPMA dedicado exclusivamente à Missão Portuguesa participante nos Jogos Olímpicos em Tóquio e em Sapporo.

 

Imagem 2 – Previsões horárias para os locais onde se realizam as competições dos Jogos Olímpicos em Tóquio (exemplo para temperatura e humidade do ar, índices de conforto térmico WBGT e UTCI, vento, precipitação, visibilidade e nebulosidade).

 

Imagem 3 – Previsões horárias para os locais onde se realizam as competições dos Jogos Olímpicos em Tóquio (exemplo do índice de conforto térmico WBGT (Web Bulb Globe Temperature) com identificação de classes).

Imagem 4 – Previsões probabilísticas em 6 horas para os locais onde se realizam as competições dos Jogos Olímpicos em Tóquio (exemplo de gama de valores de humidade relativa do ar).

 

Patrocinadores/Parceiros Nacionais