No passado mês de Abril, entre os dias 14 e 21 de Abril, a III edição dos Jogos de Quelfes animou a cidade de Olhão.

A cerimónia de abertura, além da presença do Dr. Sílvio Rafael, Presidente da AOP e que representou o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, ausente no estrangeiro, e do Dr. Carlos Gomes, Secretário-geral da AOP, contou ainda com a campeã Olímpica Rosa Mota que, ao lado do olímpico olhanense, Hélder Oliveira, acendeu a pira dos Jogos.

Este momento foi precedido de uma estafeta (promovida pela secção de BTT do Núcleo Sportinguista Os Leões de Olhão e pela Associação de Arte Equestre) que, ao longo de 9km, levou a chama desde o seu berço, em Quelfes, até ao Estádio Municipal de Olhão.

Durante a semana seguinte decorreram actividades de atletismo, basquetebol, lenço grego (introdução às lutas amadoras), natação, futebol e esgrima, em vários espaços desportivos do concelho de Olhão.

A par do evento desportivo e com o apoio da Academia Olímpica de Portugal, decorreu ainda uma exposição alusiva aos Jogos Olímpicos.

Recorde-se que os Jogos de Quelfes são um projecto educativo que tem como alvo os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, encarando o olimpismo como um elemento transversal a todas as disciplinas, capaz de incentivar os alunos ao desenvolvimento físico, intelectual, social, moral e humano.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais