O futebol de praia e cinco disciplinas da ginástica fazem parte do programa competitivo dos Jogos Europeus. No total, estas duas modalidades irão atribuir 33 medalhas.

Futebol de praia

A areia do complexo desportivo olímpico será o palco da competição de futebol de praia em Minsk. Apesar de ser uma vertente do futebol relativamente recente, o futebol de praia tem vindo a afirmar-se no panorama internacional e Portugal é uma das potências da modalidade – tem um vasto palmarés internacional que inclui o bronze nos Jogos Europeus de Baku 2015. Em Minsk vão estar presentes as oito melhores equipas da Europa – Bielorrúsia, Espanha, Itália, Portugal, Roménia, Rússia, Suíça e Ucrânia.

Ginástica

A competição de ginástica em Minsk vai receber cinco das disciplinas gímnicas: aeróbica, acrobática, artística, rítmica e trampolins. A aeróbica junta movimentos intensos e dinâmicos com dificuldades executadas ao ritmo da música. A ginástica acrobática é executada em pares femininos, masculinos ou mistos, trios femininos ou quadras masculinas em exercícios de equilíbrio (com foco na força e flexibilidade), dinâmicos (com figuras de lançamentos e receções) ou combinados (com elementos de equilíbrio e dinâmicos). A ginástica artística é disputada com uma série de exercícios em vários aparelhos: para os homens solo, cavalo com arções, argolas, saltos, paralelas e barra fixa e para as mulheres saltos, trave, paralelas assimétricas e solo. A ginástica rítmica é executada com aparelhos portáteis – corda, arco, bola, maças ou fita – em perfeita sintonia com o acampanhamento musical e disputada de forma individual ou em conjuntos. O trampolim é uma disciplina avaliada pela dificuldade dos saltos realizados na lona e pelo tempo de voo – na especialidade de sincronizado Ana Rente e Beatriz Martins conquistaram a medalha de bronze em Baku 2015.

Faltam 94 dias para os Jogos Europeus Minsk 2019!

Artigos Relacionados

Iluminar Minsk
30.03.2019
Conhece Minsk?
27.03.2019

Patrocinadores/Parceiros Nacionais