Faleceu António Paula Brito, professor catedrático aposentado da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) e um nome de referência na implantação da Psicologia do Desporto em Portugal.

Licenciado em Educação Física pelo Instituto Superior de Educação Física (ISEF) e em Psicologia Industrial pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, António Paula Brito doutorou-se em Educação Física na especialidade de Psicologia das Atividades Físicas pela Universidade Livre de Bruxelas, onde também se pós-graduou em Psicologia Profissional.

Criou e dirigiu o Gabinete de Investigação Aplicada no Instituto Nacional de Educação Física, o Gabinete de Estudos da Direção-Geral dos Desportos e o Laboratório de Psicologia do Desporto do ISEF/FMH. Foi o fundador e primeiro presidente da Sociedade Portuguesa de Educação Física e da Sociedade Portuguesa de Psicologia Desportiva, da qual se tornou presidente honorário.

António Paula Brito foi condecorado pela Féderation Internationale d’Education Physique e recebeu o prémio Pffizer (em equipa) da Sociedade Portuguesa de Ciências Médicas.

À família enlutada, o Comité Olímpico de Portugal apresenta sentidas condolências.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais