“Excelência e Performance: os contributos da psicologia para a otimização do processo desportivo” foi o título dado à ação organizada esta quarta-feira, no Jamor, pela Comissão de Atletas Olímpicos, em colaboração com a Direção de Medicina Desportiva do Comité Olímpico de Portugal (COP) e com o CAR Jamor, e teve a responsabilidade de Ana Bispo Ramires.

A ação iniciou-se com o enquadramento do papel da Psicologia do Desporto no âmbito do modelo geral da Psicologia e do Processo de Treino Desportivo em particular, tendo como principais destinatários atletas e treinadores. Também foram abordados, de forma mais prática/ativa, os contributos da Psicologia do Desporto para a Otimização da Performance e a elevação dos níveis de eficiência em contexto de treino e competição.

A ação enquadra-se no Programa “The Olympic Performance” (TOP), do COP, que tem como objetivo principal de promover a difusão de conhecimento de natureza teórico-prática e de um conjunto de disciplinas científicas junto dos diferentes agentes desportivos, pais e encarregados de educação.

O Programa TOP destina-se a todos os atletas que façam parte do Projeto Olímpico, ou que se encontrem em percurso olímpico, e possam beneficiar da partilha de conhecimento específico. Incluem-se também entre os destinatários do Programa TOP os pais, encarregados de educação e cônjuges, elementos igualmente fundamentais no acompanhamento da preparação desportiva de um atleta de excelência.

A próxima ação ocorrerá no dia 26 de Outubro, com o título “Psicologia. Competências psicológicas e impacto no rendimento desportivo: Como treinar/ potenciar”, e destina-se a atletas e treinadores.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais