Portugal apresenta-se nos Jogos do Mediterrâneo de praia Patras 2019 com duas duplas no voleibol de praia, masculino e feminino. Beatriz Pinheiro e Vanessa Paquete e Hugo Campos e João Pedrosa são os representantes da Equipa Portugal em Patras e entram em competição a partir de 28 de agosto.

A dupla feminina foi formada recentemente e é um misto de experiência e juventude. Vanessa Paquete é a mais experiente portuguesa; aos 24 anos dedica-se exclusivamente ao voleibol de praia e cumpre agora o sonho de competir no World Tour de voleibol de praia. Em Patras, pretende “evoluir enquanto dupla [com Beatriz Pinheiro], sentir que jogo a jogo estamos a evoluir tecnicamente e com isso conseguir ganhar jogos e uma boa classificação”, como refere em entrevista ao Comité Olímpico de Portugal. Beatriz Pinheiro tem apenas 19 anos mas já cinco de experiência na vertente de praia. A dupla com Vanessa Paquete é recente por isso “estamos a descobrir como é que cada uma joga e do que é que cada uma gosta, mas tem-se notado uma evolução”, confessa.

Ricardo Rocha, chefe de equipa que acompanha as duplas portuguesas em Patras, confirma a evolução do trabalho nacional e revela que trabalham com os olhos postos num objetivo maior: o regresso do voleibol de praia português aos Jogos Olímpicos em Paris 2024. “Estamos a trabalhar para isso, a qualificação é muito difícil, o nível está muito alto, todos os países trabalham de forma muito profissional e nós vamos ter de crescer muito para ombrear com esses países”.

Na dupla masculina, Hugo Campos vem de uma família do voleibol. Os pais, tios, primos e irmãos são jogadores da vertente de pavilhão mas Hugo preferiu a praia e a escolha compensou. Em Patras espera “duplas com mais experiência que nós, mas olhamos para cima e queremos um bom resultado”. O seu colega João Pedrosa tem o mesmo objetivo “vamos dar o nosso melhor, sempre para ganhar”. Também com influências familiares na modalidade, João encontrou no voleibol de praia uma paixão e o sonho dos Jogos Olímpicos, que tem desde pequeno, é agora o seu objetivo maior.

Os Jogos do Mediterrâneo de praia acontecem de 25 a 31 de agosto, em Patras (Grécia). A participação da Equipa Portugal pode ser acompanhada diariamente nas redes sociais e site do Comité Olímpico de Portugal.

 

Patrocinadores/Parceiros Nacionais