Chegada ao fim a primeira semana dos Jogos Olímpicos de inverno de Sochi 2014, a organização disponibilizou ao público alguns números que demonstram a grandeza desta edição dos Jogos Olímpicos de inverno realizada na cidade russa.

Atingiu-se um número recorde de participação de Comités Olímpicos Nacionais (NOC), 88, marcando a estreia de seis novos Comités Olímpicos: Malta, Paraguai, Timor-Leste, Togo, Tonga e Zimbabué. Também o número de atletas regista um novo recorde de participação, 2856 atletas competem em Sochi 2014, dos quais mais de 40% são atletas femininas. 44 das 98 provas estão já concluídas tendo as medalhas sido conquistadas por 26 países diferentes. Esta edição marca a estreia de 12 novos eventos dos quais 5 já realizaram as suas provas, incluindo Ski e Snowboard Slopestyle, masculino e feminino, e também Salto de Ski feminino.

Até ao momento foram já vendidos mais de 1.2 milhões de bilhetes, ultrapassando os 100.00 o número diário de visitantes ao Parque Olímpico. A rede de transportes transportou já mais de 1.3 milhões de atletas, espectadores e outros participantes.

O combate ao doping tem sido também uma das grandes preocupações destes Jogos Olímpicos de inverno, tendo sido realizados até ao momento 1.799 testes, esperando-se que o número total de testes chegue aos 2.453, um número recorde. As amostras serão guardadas durante 10 anos para possibilitar futuros apelos e segundos testes.

Foram já transmitidas 88.000 horas de competições naquele que poderá ser um recorde de cobertura televisiva e digital de uns Jogos Olímpicos de inverno, gerando um potencial de audiência mundial de 4.1 mil milhões de espectadores. Os Jogos Olímpicos de inverno Sochi 2014 estão a ser transmitidos por um número recorde de canais televisivos, 300, dos quais mais de 200 são canais gratuitos. Também a audiência digital revela números recorde, até ao momento o site do COI, olympic.org, registou já mais de 6.3 mihões de acessos de pessoas que acompanham os jogos através desta plataforma. Nos primeiros dois dias dos Jogos Olímpicos de Sochi 2014 registaram-se mais visitas ao site do que em toda a edição dos Jogos Olímpicos de inverno Vancouver 2010. As plataformas móveis, incluindo smartphones e tablets, têm sido um dos meios preferidos dos visitantes do site, perfazendo 43% do total de acessos.

O envolvimento das redes sociais tem sido também um marco destes Jogos Olímpicos, tendo atingido um novo recorde, seja de uma edição de verão ou inverno. Na primeira semana de competições atingiu-se o número de 2.2 milhões de seguidores das redes sociais do Movimento Olímpico. Mais de 1 milhão de novos fãs no facebook, sendo no total já mais de 6.9 milhões os seguidores nesta rede social. Os posts no facebook relacionados atingem já os 17.6 milhões por dia. A página do COI no vk.com, equivalente russo ao Facebook, é a página desportiva mais popular desta rede social russa, com mais de 2.7 milhões de seguidores.

Também os atletas Olímpicos estão ligados aos fãs e entre si através do Hub Atletas do COI, tendo esta edição dos Jogos Olímpicos de inverno juntado 1.500 novos atletas aos 4.500 atletas já registados em edições anteriores.

 

 

 

 

ATLETAS

Participação de 88 Comités Olímpicos, um recorde nos Jogos Olímpicos de Inverno.

6 Comités Olímpicos Nacionais participam pela primeira vez: Malta, Paraguai, Timor-Leste, Togo, Tonga e Zimbabué.

Recorde de participação de atletas, 2856, dos quais mais de 40% são atletas femininas.

44 das 98 provas estão já terminadas.

26 países já conquistaram medalhas.

5 dos 12 novos eventos já se estrearam, incluindo ski e snowboard slopestyle masculino e feminino e também salto de ski feminino.

 

INFRAESTRUTURAS

Mais de 1.2 milhões de bilhetes vendidos.

Os visitantes do Parque Olímpico ultrapassam neste momento os 100.000 diários.

Mais de 1.3 milhões de atletas, espectadores e outros participantes transportados eficientemente.

 

PROTEGER OS ATLETA “LIMPOS” (DOPING)

1.799 testes de doping realizados no processo mais abrangente da história dos Jogos Olímpicos de inverno. Nenhum deles resultou em punição.

Estão planeados 2453 testes, um número recorde.

As amostras serão guardadas durante 10 anos para possíveis apelos e novos testes. Mais dois anos que os Jogos anteriores.

 

ESPECTADORES

Até ao momento foram transmitidas 88.000 mil horas naquele que poderá ser um recorde para a cobertura televisiva e digital de uns Jogos Olímpicos de inverno.

Uma potencial audiência mundial de 4.1 mil milhões de espectadores.

Os Jogos Olímpicos de Sochi 2014 estão a ser transmitidos por um número recorde de canais televisivos, mais de 300, incluindo um número recorde de canais gratuitos, mais de 200.

 

AUDIÊNCIA DIGITAL

Número recorde de acessos ao site do COI, olympic.org de pessoas que acompanham os Jogos Olímpicos de inverno através desta plataforma. Mais de 6.3 milhões de visitas ao site.

Nos primeiros dois dias dos Jogos de Sochi 2014 registaram-se mais visitas ao site do que durante toda a competição dos Jogos Olímpicos de inverno Vancouver 2010.

Número recorde de acessos através de plataformas móveis. Sendo 43% dos acessos feito através de smartphones ou tablets.

 

LIGADO AS REDES SOCIAIS

O envolvimento das redes sociais atingiu um novo record dos Jogos Olímpicos, seja edição de verão ou inverno.

Mais de 2.2 milhões de novos seguidores das redes sociais do movimento olimpico apenas na primeira semana.

Mais de 1 milhão de novos fãs no facebook, sendo no total mais de 6.9 milhões os fãs no facebook.

Os posts do facebook atingem já os 17.6 milhões por dia.

A página do COI no vk.com, equivalente russo ao Facebook, é a página desportiva mais popular desta rede social russa, com mais de 2.7 milhões de seguidores.

Mais de 1.500 Olímpicos de Sochi 2014 estão conectados entre si e com os fãs no Centro de Atletas do COI, juntando-se a 4.500 Olímpicos de edições anteriores dos Jogos Olímpicos.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais