O Secretário Geral do COP, José Manuel Araújo, e a Diretora do Gabinete de Estudos e Projetos, Rita Nunes, estiveram em Madrid para o lançamento da plataforma Sports Higher Education, uma iniciativa da Universidade Católica de Múrcia, que conta com o apoio do Comité Olímpico Espanhol. Neste evento esteve também presente o Presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach.

O Sports Higher Education é uma plataforma formativa online destinada a desportistas. Este programa de formação distingue-se pelo facto de ter sido desenhado a pensar em atletas, cuja carreira desportiva é impeditiva de uma formação presencial. Como tal, esta oferta tem uma base online e permite aos atletas conciliar a vida académica e desportiva.

Destinado aos países iberoamericanos, o COE convidou também o Comité Olímpico de Portugal para conhecer este programa, dada a proximidade geográfica, cultural e linguística entre os dois países.

Está também prevista a atribuição de bolsas para atletas seleccionados pelos Comités Olímpicos Nacionais que aderirem a este programa.

Quem frequentar esta oferta formativa será reconhecido como licenciado ou mestre em todo o Espaço Europeu de Ensino Superior, desde que aceda ao programa cumprindo os requisitos normais de acesso ao Ensino Superior. Os restantes formandos obterão um título universitário da Universidade Católica de Múrcia.

Thomas Bach manifestou o seu agrado pelo desenvolvimento deste programa educativo, felicitando o Presidente do COE, Alejandro Blanco, por esta iniciativa, lançando o repto aos Comités Olímpicos presentes de manterem estas reuniões e contactos próximos e regulares para que esta iniciativa seja um sucesso.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais