Marco Alves, Chefe de Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e Francisco Belo, atleta de lançamento do peso, foram os convidados da sessão de encerramento do MedFit, o ciclo de palestas e workshops organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa.

“Adiamento dos Jogos Olímpicos: Principais Impactos de Tóquio 2021” foi o tema orientador da conversa on-line que percorreu as várias etapas do processo de qualificação Olímpica, tanto para os atletas como para a equipa de apoio à Missão de Portugal.

Os aspetos resultantes da decisão do adiamento dos próximos Jogos Olímpicos, incluindo a logística, transportes, alojamentos, refeições e qualificação foram alguns dos assuntos em debate.

Também a perspetiva dos atletas, resultante deste adiamento, e ainda os desafios para encontrar novas formas de treino e de ultrapassar o confinamento, conseguindo manter-se ativos e em forma, foram temas partilhados pela experiência de Francisco Belo.

Tendo em conta o público alvo da iniciativa, foi ainda abordada a constituição da equipa médica que dá apoio aos atletas durante a participação nos Jogos Olímpicos, bem como os equipamentos e facilidades médicas que são dirigidas aos atletas durante o ciclo Olímpico.

Francisco Belo, também estudante de medicina, referiu ainda a forma como um atleta de alto rendimento concilia a sua carreira desportiva com os estudos e as ferramentas necessárias para um equilíbrio entre as várias tarefas diárias.

 

Patrocinadores/Parceiros Nacionais