O Comité Olímpico de Portugal (COP), assinalou a comemoração desta data, através da realização da “Corrida do Dia Olímpico” que reuniu cerca de 100 crianças e jovens entre os 10 e os 14 anos, que percorreram um traçado na Freguesia da Ajuda, com início e final na sede do COP, marcado também pelas passagens nos locais emblemáticos desta freguesia como são o Jardim Botânico e o Palácio da Ajuda.

O formato escolhido, foi uma competição por Equipas, onde os critérios determinantes na obtenção dos resultados foram naturalmente a rapidez, mas também a capacidade de actuar em Equipa na superação de desafios surpresa que foram colocados aos jovens participantes ao longo do percurso. Neste Evento marcaram presença, antigos e actuais Atletas Olímpicos que através do seu testemunho pretenderam incentivar e acarinhar esta iniciativa.

A este respeito, o Comandante Vicente Moura, Presidente do COP referiu: «este Evento é para nós muito gratificante, quero agradecer todos os apoios e estímulos que recebemos. Em linha com uma orientação do Comité Olímpico Internacional (COI), este ano está a ser marcado pelo reforço da aposta na Juventude, na sua formação e desenvolvimento. Estaremos a formar os futuros campeões. A este respeito, quero sublinhar a realização da 1ª Edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, que se realizam em Singapura de 14 a 26 de Agosto e onde Portugal estará representado com uma comitiva de cerca de 40 elementos».

Rosa Mota e Carlos Lopes, estando presentes foram portadores de uma mensagem de incentivo e exemplo para todos estes jovens participantes que se renderam à sua habitual simpatia e empenhamento na causa do desenvolvimento do desporto. Uma palavra ainda de agradecimento ainda aos Atletas Pedro Dias (Judo), Pedro Gomes (Triatlo), Hernani Broco (ciclismo) e o Hugo Pina (Karaté) que foram igualmente grandes embaixadores do Desporto junto dos participantes.

Num Evento onde todos os participantes foram desde logo vencedores, importa no entanto realçar a Equipa “Fazer a Ponte”, Melissa Dias, André Nunes, Inês Esteves, Cátia Saraiva e Jorge Ramos que se destacaram no primeiro posto, ficando em segundo lugar “Ready to Find”, Joana Costa, Joana Correia, João Correia, Inês Ventura, Madalena Rosa, ficando o lugar mais baixo do pódio para os “Gloriosos”, António Sanchas, Lino Sanchas, Fernanda Poeira, Catarina Martins e Paulo Martins.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais