A migração humana é um fenómeno antigo, complexo, que engloba uma multiplicidade de aspetos económicos, sociais e de segurança e afeta o nosso quotidiano. No século XXI atinge todos os estados e pessoas numa era de aprofundamento da globalização: 250 milhões de pessoas estão deslocadas em países diferentes da sua origem.

Ao longo da história, a migração ajudou a melhorar a vida das pessoas nos países de origem e de destino e ofereceu oportunidades a milhões de pessoas em todo o mundo para criarem vidas seguras e significativas no exterior. Mas nem toda a migração ocorre em circunstâncias positivas, e nos últimos anos, temos assistido a um aumento de deslocações devido a conflitos, perseguição, degradação ambiental e a uma profunda falta de segurança e oportunidades humanas.

Segundo a ACNUR, Agência da ONU para Refugiados, pelo quinto ano consecutivo, o número de pessoas que tiveram de deixar seus lares chegou a um patamar inédito — 68,5 milhões de refugiados. Perante este drama os países mais desenvolvidos tomam várias atitudes, desde o acolhimento à construção de muros ou outras barreiras para manterem bem longe esses famintos de liberdade.

Portugal tem sabido responder a apelos internacionais, recebendo pessoas provindas quer de latitudes culturais distintas, como de países que em tempos foram vistos como acolhedores, caso da Venezuela.

Neste seminário, é o papel do desporto no acolhimento de refugiados que se pretende discutir. Para intervir é importante conhecer o fenómeno em suas diversas dimensões. É importante conhecer o contexto histórico, político e religioso dos refugiados, levantando questões para serem respondidas pelos conferencistas.

É igualmente importante conhecer exemplos pessoais de autênticas transcendências sociais por via do desporto, como de práticas desportivas já existentes para esse fim. Que programas de Federações, Associações, Clubes, Autarquias e estruturas comunitárias e afins existem com projetos desportivos?

Por tudo isto, esperamos por si no próximo dia 31 de outubro de 2019, no auditório do Comité Olímpico de Portugal.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais