O seminário de chefes de missão do 15.º Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE), realizado em Baku, mostrou aos delegados de 48 dos 50 Comités Olímpicos Nacionais (CON) da Europa que a organização está preparada para receber os cerca de 4000 atletas que competirão em dez modalidades, entre os dias 20 e 28 de julho de 2019, na capital do Azerbaijão.

O Comité Olímpico de Portugal (COP) fez-se representar no seminário por Catarina Monteiro, Chefe da Missão Portuguesa ao 15.º FOJE de Verão. O evento contará com sete dias de competição e terá dez modalidades desportivas em ação, em 12 locais de competição, todos já existentes, fazendo desta edição do FOJE também uma das mais sustentáveis.

As dez modalidades em competição são: Andebol, Atletismo, Basquetebol, Ciclismo (Estrada), Ginástica (Artística), Judo, Lutas Amadoras, Natação, Ténis e Voleibol.

O COP realizou a sua reunião individual com o Comité Organizador – a chamada One-to-One meeting – na qual foram discutidos assuntos essenciais à participação portuguesa nesta edição do FOJE e validados o Hino e a Bandeira Nacionais.

A sessão plenária teve discursos introdutórios do Ministro do Desporto e da Juventude do Azerbaijão – Azad Rahimov – e do Presidente da Comissão de Coordenação dos Comités Olímpicos Europeus para o FOJE (atual secretário-geral do CON da Sérvia) – Djordje Visacki.

Os trabalhos do seminário incluíram apresentações sobre os seguintes assuntos: Estrutura organizacional e Envolvimento Governamental, Locais de Treino e Competição, Acreditações, Inscrições Desportivas, Chegadas e Partidas, Alojamentos, Transportes, Serviços Médicos, Segurança, Voluntários, Marketing, Cerimónias, Serviços para VIPs e Convidados, Tecnologia, Logística, Comunicação Social e Finanças.

Houve ainda lugar para a apresentação oficial das medalhas do FOJE e para uma sessão de Perguntas e Respostas, durante a qual foram esclarecidos alguns assuntos muito importantes relativos à participação dos vários CON no FOJE.

Foram feitas as visitas aos locais de treino e competição das seguintes modalidades: Andebol, Lutas Amadoras, Judo, Ginástica Artística, Atletismo, Natação e Voleibol. Realizou-se ainda a visita à Aldeia dos Atletas, que é o mesmo local de alojamento utilizado nos 1.ºs Jogos Europeus Baku 2015. Será nessa Aldeia que estarão localizados todos os serviços de apoio ao evento: NOC Services, Centro de Serviços Médicos, Refeitório Principal, Centro de Transportes.

Estiveram presentes no seminário mais dois portugueses, que estão nomeados pelas Federações Europeias para Delegados Técnicos do evento: Jorge Salcedo (Delegado Técnico do Atletismo) e Catarina Rodrigues (Delegada Técnica do Judo).

Artigos Relacionados

Patrocinadores/Parceiros Nacionais