A menos de 48h da entrada em prova de Portugal nestes Jogos Olímpicos de Sochi, que entram hoje na sua segunda semana de competição, Pedro Farromba faz o balanço da semana e meia da Missão em Sochi, onde o nosso país está representado pelos esquiadores Camille Dias e Arthur Hanse, que vão competir primeiro em Slalom Gigante e depois no Slalom.

“A primeira semana em Sochi foi de adaptação e de descoberta. Viver uns Jogos Olímpicos é sentir a emoção de participar no maior evento desportivo no mundo pelo que, a par da preparação dos atletas, fomos também conhecer um pouco desde ambiente. O nosso dia a dia, na Aldeia Olímpica, começa bem cedo, por volta das 6.30h, porque as temperaturas têm estado demasiado elevadas e só assim conseguimos aproveitar a neve nas melhores condições para as sessões de treino. Durante as tardes, para além do trabalho específico de cada atleta, temos ainda possibilidade de ir assistir a outras provas e viver por dentro o espirito olímpico pois, e apesar da competição ser dura, vive-se um ambiente de grande amizade entre os atletas e as missões dos vários países.

Esta primeira semana ficou marcada pela lesão do Pedro Flavio que teve um acidente numa das pistas quando acompanhava a Camille entre a zona de treino e o final das pistas. Foi um momento muito difícil para toda a comitiva que foi sendo superado pelo magnífico tratamento que a organização prestou ao Pedro. Desde os voluntários, ao pessoal das pistas, mas especialmente, às equipas medicas, o que pudemos constatar foi um enorme profissionalismo e uma eficiência absoluta.

Pela positiva, esta primeira semana fica marcada pela cerimónia de abertura. O orgulho que sentimos em representar o nosso país, em viver aquele momento com a bandeira Portuguesa no coração é difícil de conseguir expressar em palavras.

Quero ainda deixar uma palavra de agradecimento a todos os Portugueses e às milhares de mensagens que nos têm feito chegar, nomeadamente através das redes sociais. É muito importante para todos nós, mas sobretudo para a Camille e para o Arthur, que estejamos a sentir todo este apoio.”

A primeira prova está marcada para as 7h de Portugal Continental da próxima terça-feira, com Camille Dias a estrear-se nos Jogos. No dia seguinte, à mesma hora, será a vez de Arthur Hanse, ambos em Slalom Gigante. Nos dias 21 e 22 (sexta-feira e sábado) voltarão a entrar em prova, no Slalom.

 

Consulte aqui toda a informação sobre a Missão Olímpica portuguesa

Clique aqui para aceder ao site oficial dos Jogos Olímpicos de inverno Sochi 2014

Patrocinadores/Parceiros Nacionais