Minsk está preparada para receber os Jogos Europeus e os mais de 4.000 atletas de 50 países que vão competir. Mas para que a Bielorrússia se sinta envolvida na organização da competição foram anunciados vários embaixadores nacionais que vão espalhar a magia da competição.

O projeto tem o nome “Star Ambassadors” (“embaixadores-estrela” em tradução livre) e junta, até ao momento, nove personalidades bielorrussas.

Aleksandr Medved tem três medalhas de ouro no currículo – Tóquio 1964, México 1968 e Munique 1972 e sete títulos mundiais. Foi considerado um dos melhores lutadores mundiais de sempre.

 

Alexander Romankov é esgrimista e campeão olímpico em Seul 1988. Tem ainda mais quatro medalhas olímpicas – 2 de prata e 2 de bronze, dez títulos mundiais e 17 títulos nacionais (na antiga URSS).

 

Aliaksandr Bahdanovich é campeão olímpico de canoagem em Pequim 2008 e deputado da Assembleia Nacional. A promoção da competição e o sucesso do evento são as principais responsabilidades para este embaixador.

 

Askold e Edgard Zapashnye são irmãos e artistas circenses. Esta nomeação é para eles uma grande responsabilidade, uma vez que terão de encarnar e representar o espírito de união e desportivismo que se pretende na competição.

 

Darya Domracheva tem quatro títulos olímpicos e dois mundiais em biatlo. Pyeongchang 2018 foi o seu título mais recente, a que se juntam mais três medalhas de ouro em Sochi 2014. De Pyeongchang trouxe ainda uma medalha de prata e de Vancouver 2010 o bronze.

 

Maria Vasilevich é uma celebridade nacional vencedora do título “Miss Bielorrússia 2018” e “Miss Mundo Europa 2018”. Este foi o melhor resultado do país na competição o que lhe valeu uma distinção nacional para personalidades de cultura e arte.

 

Rostislav Krimer é músico e pianista de renome internacional. Diretor artístico do Yuri Bashmet International Music Festival é ainda fundador e diretor artístico da East-West Chamber Orchestra.

 

Ruslan Alekhno é um cantor bielorrusso popularizado por concursos de talentos televisivos. Foi também o representante do país no Festival da Eurovisão em 2008.

 

Volha Mazurenok é campeã da europa da maratona e 5.ª classificada nos Jogos Olímpicos Londres 2012. Enquanto embaixadora, quer apresentar a Bielorrússia como um país hospitaleiro e com entusiasmo pelo desporto.

Faltam 80 dias para os Jogos Europeus Minsk 2019!

Artigos Relacionados

Conhece Minsk?
27.03.2019

Patrocinadores/Parceiros Nacionais