A Semana Olímpica, o maior evento de promoção do Olimpismo em Portugal, vai pela primeira vez ao Porto, na semana de 10-14 de Dezembro. Organizado pela Comissão de Atletas Olímpicos (CAO), o evento foi lançado no dia 27 de Novembro numa conferência de imprensa no auditório da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).

Dr. Rui Campos Garcia, da FADEUP, abriu a conferência de imprensa, afirmando ser “uma imensa honra receber este evento e esta identidade na nossa casa”. O IPDJ esteve representado por Manuel Dias Barros, Diretor regional para o Norte, que exortou a “importância de dar condições aos jovens para ter acesso à prática desportiva”

Marcaram presença na conferencia de imprensa vários atletas Olímpicos, incluindo João Rodrigues (Vela), padrinho do evento. O atleta com mais presenças em Jogos Olímpicos (6 ao todo) congratulou a organização pelo passo de descentralizar o evento. Já Sara Oliveira (Natação) realçou que os atletas “devem ter um papel muito activo na promoção dos valores Olímpicos, quer pelas palavras, quer pelo exemplo ao longo da sua carreira desportiva”, e que a Semana Olímpia é “o local óptimo para fazer essa mesma promoção”

A dupla de remadores olímpica Pedro Fraga e Nuno Mendes sublinhou a importância da presença dos atletas durante a Semana Olímpica, pois “são vistos como ídolos, tendo um papel fundamental na promoção não só das modalidades, mas do desporto em geral”. Já João Matos, do Comité Olímpico de Portugal, enalteceu o trabalho da CAO, que “tem vindo a fazer um trabalho profícuo na promoção dos ideais e valores Olímpicos.

A Semana Olímpica realiza-se de 10 a 14 de Dezembro nas Instalações da FADEUP. Os participantes poderão praticar as seguintes modalidades ao longo da semana: Atletismo, Andebol, Boxe, Canoagem, Esgrima, Ginástica, Golfe, Hóquei, Judo, Natação, Rugby, Taekwondo, Ténis, Ténis de Mesa e Vólei.

Os atletas com presença já confirmada durante a Semana Olímpica são: Susana Feitor e Nuno Fernandes (Atletismo) Emanuel Silva, Fernando Pimenta e Beatriz Gomes (Canoagem), Manuel Cardoso (Ciclismo), Sara Oliveira e Simão Morgado (Natação), João Rodrigues, Mariana Lobato, Nuno Barreto, Joana Pratas e Diogo Cayolla (Vela).

Mais informação sobre o evento em www.comissaoatletasolimpicos.com

Patrocinadores/Parceiros Nacionais