Terminou, em Skopje, o 38º Seminário dos Comités Olímpicos Europeus assinalando-se também nesta ocasião o 25º aniversário do Comité Olímpico da Macedónia. O evento, que decorreu nos dias 19 e 20 de maio, contou com a presença do COP, através do seu Diretor Geral João Paulo Almeida e da Gestora de Projetos Joana Gonçalves.

O seminário registou a presença de delegações da generalidade dos Comités Olímpicos Nacionais europeus e foi uma vez mais organizado em conjunto com o Fórum de Solidariedade Olímpica do COI.

Abordou em workshops temáticos os tópicos mais atuais na agenda dos Comités Olímpicos Nacionais (CONs), nomeadamente as organizações dos próximos eventos desportivos Olímpicos (Festival Olímpico da Juventude Europeia de Verão, os Jogos dos Pequenos Estados da Europa e os 2º Jogos Europeus), bem como a evolução das funcionalidades da plataforma de comunicação digital do Movimento Olímpico através do Olympic Channel.

No primeiro dia, o evento dirigido pelo Secretário-Geral do COE, Raffaele Pagnozzi, abordou em detalhe todas as vertentes do novo Plano Quadrienal da Solidariedade Olímpica para o período 2017-2020.

Paralelamente, os cerca de 200 participantes foram convidados a selecionar áreas específicas de interesse, com vista a sua integração em pequenos grupos de trabalho. Foi ainda anunciado o vencedor do prémio Piotr Nurowski para o melhor jovem atleta europeu de desportos de Inverno de 2017, atribuído à esquiadora estoniana Kelly Sildaru durante o jantar que contou com a presença de representantes dos Comités Olímpicos Europeus e Internacional, bem como de todas as delegações participantes.

A manhã do segundo dia abordou um conjunto de orientações de gestão financeira, transparência, boa governação e gestão no controlo de fundos de financiamentos, , bem como a atualização dos CONs das atividades da Agência Mundial Antidopagem e a nova abordagem do programa MEMOS ajustada a gestores e técnicos de CONs.

A par deste evento, realizou-se ainda a segunda reunião anual do Comité Executivo dos COE.

 

 

 

 

Patrocinadores/Parceiros Nacionais