A Comissão Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE) para o Ciclo 2017-2021, reuniu pela primeira vez.
A Comissão, que faz parte dos Comités Olímpicos Europeus (COE), é presidida pelo Secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Araújo.

Na primeira reunião, que se realizou em Lisboa, estiveram presentes 14 membros, entre os quais Djordje Visacki, do Comité executivo dos Comités Olímpicos Europeus e Presidente da Comissão de Coordenação do FOJE de Verão, que se realizará em Baku, em julho de 2019.

Antes do início dos trabalhos, todos os representantes da Comissão visitaram a sede do COP e ficaram a conhecer um pouco mais da historia de Portugal no movimento Olímpico.

O ponto de situação do FOJE de Inverno 2019, que se realizará em Sarajevo e Sarajevo-Leste, deu o mote para o início dos trabalhos.

De seguida abordou-se a organização do FOJE de Verão Baku 2019 e preparou-se a visita a Baku da Comissão de Coordenação, na próxima semana.

Da ordem de trabalhos resultou ainda a análise dos processos dos FOJE 2021 – Inverno Vuokatti (Finlândia) e Verão Kosice (Eslováquia) – prevendo-se a nomeação, até ao fim do ano, das respetivas Comissões de Coordenação.

Finalmente, foram definidos métodos de trabalho para todo o ciclo e o sistema de comunicação interno, tendo sido mesmo definida como prioritária uma análise profunda sobre a periodicidade dos FOJE e da sua relação com os restantes eventos multidesportivos organizados a nível continental ou mundial.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais