Teve hoje lugar no Auditório do Comité Olímpico de Portugal, o lançamento do livro “A Vela, o Olimpismo e a Vida”, a biografia de Fernando Lima Bello, ex-Presidente do Comité Olímpico de Portugal e Membro do Comité Olímpico Internacional, que participou em duas edições dos Jogos Olímpicos, no México 1968 e Munique 1972, na Vela, na Classe Dragão. A obra da editora Visão & Contextos é da autoria de Carla Rocha e a apresentação esteve a cargo do Dr. David Sequerra.

Para José Manuel Constantino, Presidente do COP, esta publicação “situa-se claramente numa outra esfera. Ela celebra a condição humana – na sua plenitude e nas suas limitações – e transporta-nos ao longo de uma narrativa sobre a vida de uma das mais notáveis figuras do olimpismo português que, a cada momento, soube superar e conviver com tais limitações para forjar a sua personalidade em torno de um quadro de valores e princípios, nos quais o movimento olímpico se revê e que, pela força do exemplo, constitui uma referência perene.

Fernando Lima Bello representa alguém que, ao longo da sua carreira desportiva e da sua vida cívica, tem dado superior testemunho de não abdicar de nortear-se por tais princípios. De estabelecer, antes de mais para si próprio, os mais exigentes objetivos. De cultivar um apurado sentido critico, respeitando e debatendo, com elevação, opiniões e pontos de vista divergentes.”

Para Carla Rocha, autora do livro, esta “é uma obra para todos, não só para velejadores. Um livro de alguém que teria muito mais para contar”, realçando também que o “trabalho neste livro fez-me crescer e dar mais valor à amizade”.

Fernando Lima Bello agradeceu ao Presidente do COP pelo “pontapé de saída para este livro e por me ter convencido a avançar com este projeto, um livro sobre Vela, Olimpismo, Vida, Trabalho e Família, as grandes paixões da minha vida”

Com uma plateia repleta marcaram presença no lançamento do livro vários medalhados olímpicos, com destaque para a Campeã Olímpica Rosa Mota, e várias figuras o olimpismo nacional.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais