pista1
pista
espanha1
espanha
crtaçaportugal
crcn2013
cnce2014
btt4
btt
AnaLopes_600x500
Nome Completo:Ana Lopes Data de Nascimento:24-01-1996
Modalidade:Ciclismo Prova:Equipa Feminina
Altura:157 Peso:54
Naturalidade:Lisboa
Clube:CC Ouriquense
Presenças em Jogos:0 TreinadorPaulo Pais
Ídolo:Rui Costa | Lucy Garner

Biografia

– Como foi a tua reação quando soubeste que foste apurada?

Quando soube da notícia que iria estar presente nos Jogos Olímpicos da Juventude nem queria acreditar, fiquei bastante feliz e muito mais motivada a treinar para um evento como este.

– Quais são os teus melhores resultados?

Durante esta época que iniciou em Dezembro com o a temporada de pista, consegui dois títulos de Campeã Nacional no meu escalão (nas disciplinas de Scratch e Pontos), e agora em Junho consegui mais um título mas desta vez em contrarrelógio. Já fui também campeã nacional de fundo em 2012, vice-campeã nacional de contrarrelógio o ano passado e também nesse ano consegui classificar-me em segundo lugar numa prova do Troféu Euskaldun, em Espanha, em representação da Seleção Nacional.

– Quais as tuas principais expectativas e metas para os Jogos Olímpicos da Juventude?

Os meus objetivos nos JOJ passam por ganhar experiência e melhorar a minha qualidade como ciclista, porque o nível de competição será muito mais elevado que o nível de competição cá em Portugal. E também representar da melhor forma possível Portugal e a modalidade do ciclismo.

– Já participaste em alguma competição deste género? Se sim, como foi?

Nunca tive a oportunidade de estar presente num evento de tamanha grandeza como os Jogos Olímpicos da Juventude. Vou também agora em Julho estar presente nos Campeonatos Europeus de Pista, que se realizam em Portugal este ano, o que será também uma estreia para mim.

– O que esperas de Nanjing, uma cidade asiática como local de uns Jogos Olímpicos?

Penso que Nanjing será uma cidade completamente diferente de tudo o resto a que estou habituada, e penso que ao ser essa a cidade escolhida, nós como atletas vamos poder viver durante umas semanas aquilo que poucos atletas jovens portugueses terão a oportunidade de viver na vida, e isso é muito importante.

– O que mais te fascina num evento como os Jogos Olímpicos da Juventude?

O evento em si acaba por fascinar qualquer um, ao ouvir a palavra Jogos Olímpicos recordo-me de quando era pequena e acordava cedíssimo para ligar a televisão e ver todos aqueles atletas a competir, era entusiasmante ver aquilo, e sonhava um dia poder estar lá. Agora, com esta idade poder ter a oportunidade de estar presente num evento de tamanha grandeza é bastante gratificante

– Tens conhecimento do programa educacional promovido pelo Comité Olímpico Internacional? Gostarias de participar? Pensas que é um programa que será muito benéfico para ti, enquanto jovem atleta?

Acho que é um programa bastante bem concebido que trará apenas vantagens a nós, jovens atletas. Ter a oportunidade de explorar e conviver com diferentes culturas e também o facto de poder saber um pouco mais sobre verdadeiros campeões é bastante benéfico não só para a nossa futura carreira como atletas, como também para a nossa vida pessoal. Terei todo o gosto em participar no programa educacional.

Resultados JO

Ano Cidade Modalidade Prova Resultado Obs.
2014NanjingCiclismoContra relógio23º lugar
2014NanjingCiclismoXCE22º lugar

+ Atletas de

Patrocinadores/Parceiros Nacionais