Decorreu hoje na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP) a apresentação do livro que comemora a iniciativa Lisboa2Baku, intitulado “A aventura de Jorge Cristóvão”. Um livro produzido pelo COP em colaboração com o BMW Group Portugal e que que retrata em imagens os 60 dias desta aventura, incluindo as passagens por vários Comités Olímpicos e os principais momentos destes 60 dias, onde se destaca a visita ao Papa Francisco e as visitas aos jogadores portugueses do Atlético de Madrid (Espanha) e do AS Mónaco (França).

Passado quase um ano da realização desta iniciativa Jorge Cristóvão mostra-se honrado afirmando que “foi um orgulho imenso representar o meu País e levar a minha bandeira tão longe numa Bicicleta BMW Cruise e-Bike, foi esse o meu empenho.”

Recorde-se que na aventura Lisboa2Baku, que decorreu entre 10 de abril e 10 de junho de 2015, Jorge Cristóvão, ex-militar de 53 anos, ligou Lisboa a Baku, capital do Azerbaijão, em bicicleta, num trajeto de quase 7000 kms, apoiado pelo COP e pelo BMW Group Portugal, como forma de homenagear os atletas portugueses que iriam participam na 1ª edição dos Jogos Europeus. Esta ação recebeu o prémio “100 Days To Go” que distinguiu a melhor iniciativa de promoção dos Jogos Europeus Baku 2015.

Para Mário Fernandes, Diretor-Geral do BMW Group Portugal, a iniciativa Lisboa2Baku “foi um desafio que nos orgulhamos de ter participado com todos os recursos ao nosso alcance. O Jorge demonstrou que, com determinação e esforço, conseguimos atingir resultados incríveis.”

Também o Presidente do COP, José Manuel Constantino, falou sobre o valor desta iniciativa afirmando que “a aventura de Jorge Cristóvão retrata como a vontade de acreditar tornou o sonho possível. O sonho que, no símbolo da Bandeira Portuguesa e no exemplo de superação, cimentou a coesão da Equipa Olímpica de Portugal e o empenho dos nossos atletas.”

Na participação na 1ª edição dos Jogos Europeus Portugal conquistou 10 medalhas, terminando no 18º lugar do medalheiro, entre 50 países participantes. Foram elas:

● Ouro: João Geraldo, Marcos Freitas e Tiago Apolónia – Ténis de Mesa – Equipas Masculinas; Rui Bragança – Taekwondo; Telma Monteiro – Judo

● Prata: João Silva – Triatlo; Fernando Pimenta (2 medalhas – K1 1000m e K1 5000m) – Canoagem; João Costa – Tiro

● Bronze: Júlio Ferreira – Taekwondo; Ana Rente e Beatriz Martins – Trampolim Sincronizado Feminino; e Futebol de Praia (Tiago Petrony, Rui Coimbra, Tiago Batalha, Bruno Torres, Jordan Santos, Alan Cavalcanti, Madjer, José Maria, Bruno Novo, Nuno Belchior, Bê Martins e Elinton Andrade).

Dez provas com direito a medalha, que representaram 23 atletas medalhados entre os 100 que estiveram em Baku! Praticamente um quarto da comitiva lusa saiu de Baku com uma medalha ao peito. Um feito histórico para o desporto nacional.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais