Sob o princípio orientador de valorizar socialmente o desporto, sensibilizar a sociedade civil para a importância educativa, social e cultural do desporto; mobilizar os cidadãos para aprofundar o seu envolvimento com o desporto enquanto praticantes, encarregados de educação e consumidores de bens e serviços desportivos, e aproximar o Movimento Olímpico dos cidadãos foi iniciado em 2013 o projeto do Arquivo Histórico do Comité Olímpico de Portugal [ACOP].

 

Na sua génese esteve o projeto de transporte (da Avenida Braamcamp, 12, R/C para a atual sede do Comité Olímpico de Portugal (COP) sita na Travessa da Memória, 36) para reacondicionamento, tratamento, organização e recuperação do arquivo documental, no sentido de tornar possível a sua disponibilização.

 

O Arquivo Histórico do Comité Olímpico de Portugal [ACOP] tem por missão preservar a história e a memória do desporto em Portugal, nomeadamente no que diz respeito ao movimento olímpico, tornando-o acessível, presencialmente, na sede do COP e à distância através da plataforma digital desenvolvida para o efeito.

 

Pretende-se disponibilizar informação e documentação à comunidade científica e académica, mas também ao público em geral, promovendo e incentivando o estudo e a publicação de obras no domínio do desporto e do olimpismo em Portugal.

 

Neste âmbito, foi criada a plataforma WWW.ARQUIVO.COMITEOLIMPICOPORTUGAL.PT que será um local de disponibilização e partilha de documentação e conhecimento, possibilitando o acesso a informação histórica da vida do COP.

 

Arquivo Histórico

 

Assim, estamos cientes que a partilha de documentação histórica irá proporcionar um maior interesse por parte da comunidade académica e desportiva no desenvolvimento de trabalhos de investigação e estudo proporcionando também a projeção do futuro do Movimento Olímpico em Portugal.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais