COP e Marinha estiveram no Rio de Janeiro
20.01.2016


Uma delegação portuguesa composta pelo Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, pelo Diretor de Marketing do COP, Pedro Sequeira Ribeiro, pelo Almirante Gouveia e Melo e pelo Comandante Nuno Leitão, ambos da Marinha Portuguesa, visitou na semana passada o Rio de Janeiro. A visita teve como objetivo preparar a presença portuguesa na cidade durante os Jogos Olímpicos e ultimar alguns preparativos em relação à Casa de Portugal durante o evento multidesportivo.
Recorde-se que o Navio Escola Sagres (NRP Sagres), enquanto embaixada nacional itinerante, será a Casa de Portugal no Rio de Janeiro, apoiando o COP, os atletas portugueses e as todas as empresas nacionais interessadas, durante o período dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Ao longo da visita foram várias reuniões promovidas, como com a Associação Comercial do Rio de Janeiro, onde estiveram presentes o Presidente da Associação, Paulo Protasio, e a Presidente do Rotary Club do Rio de Janeiro, Maria Teresa Lobo. Outra das reuniões foi com a Marinha Brasileira, com o Comando do 1º Distrito Naval e com o Chefe de Estado Maior, o Contra Almirante Fernando Cozzolino. Houve ainda oportunidade para uma visita ao Governo do Rio de Janeiro, onde a delegação portuguesa se reuniu com Luiz Carlos de Carvalho da Secretaria de Estado da Casa Civil e com o Responsável das Relações Internacionais.
Fez ainda parte do programa uma visita a cidade de Cabo Frio e uma reunião com a Perfeitura local e empresários da região.
No programa esteve também uma visita ao Comité Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 (RIO2016), onde estiveram com Leonardo Gryner, Deputy CEO do RIO2016, o General Marco Aurélio Costa, Responsável Logístico e Diretor Executivo do RIO2016, Daniel Sampaio, da Empresa Olímpica Municipal e Responsável Relações Internacionais das Casas de Hospitalidade, e com Andrea Lofgrenn, Empresa Olímpica Municipal e Responsável de Operações da Cidade Rio de Janeiro.
Concluindo o programa da deslocação ao Rio de Janeiro, a delegação portuguesa reuniu-se com o Cônsul de Portugal no Rio de Janeiro, Nuno Bello, e com responsáveis de empresas Portuguesas no Brasil: Nuno Rebelo de Sousa, da EDP, João Morais e Castro, da Delta, Pedro Reimão, do grupo Pestana Hotéis, Cláudio Santos, da Porto Bay Hotéis & Resorts, e com o Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, Ricardo Coelho.