Manual para adesão à Semana Europeia do Desporto está a caminho

Por ocasião da Semana Europeia do Desporto de 2016 (EWoS), o Comité Olímpico Nacional (NOC) da Lituânia recebeu em Vilnius, entre 9 e 11 de setembro, a equipa do projeto cofinanciado Erasmus + “Desporto para Todos”. Após palavras de saudação da sua presidente, Daina Gudzineviciute, os representantes dos 4 NOCs parceiros (França, Itália, Portugal e República da Macedónia) e do grupo de reflexão Desporto e Cidadania, prosseguiram o seu trabalho sobre os conteúdos do Manual para adesão à Semana Europeia do Desporto.

Desde julho de 2015 que a equipa do projeto tem procedido à troca de experiências relacionadas com os 4 Dias Temáticos da Semana Europeia do Desporto (Local de trabalho, Educação, Ar livre e Preparação física). A equipa selecionou um painel rico e variado de boas práticas nos 4 campos acima mencionados – que serão compiladas no Manual – a fim de proporcionar ao movimento desportivo ideias inspiradoras que levem as pessoas a serem fisicamente mais ativas no seu próprio país. Para além das boas práticas, inclui-se no Manual um guia metodológico – denominado “como participar na Semana Europeia do Desporto em 8 etapas” – para ajudar as organizações desportivas a criarem passo a passo os seus próprios eventos.

O seminário foi também a ocasião para entrar no espírito #BeActive da 2.ª edição da Semana. A coordenação nacional lituana da Semana Europeia do Desporto, a Associação Desporto para Todos, apresentou eventos com a sua chancela, como a corrida das crianças durante a maratona de Vilnius e os jogos dos municípios. Como a cidade de Trakai, localizada próximo de Vilnius, constitui um vibrante cenário ao ar livre para a prática de desportos, os participantes estiveram também ansiosos por fazerem a sua própria corrida sob o lema #BeActive no sábado, dia 10. O seminário terminou no domingo, 11, com o presenciar da partida da maratona de Vilnius.

O projeto do Manual para adesão à Semana Europeia do Desporto será apresentado no final de novembro de 2016 em Bruxelas, durante o seminário de encerramento que será realizada à margem do Seminário de Competência Especial (Special Competence Seminar) dos Comités Olímpicos Europeus. A versão on-line em inglês estará então disponível no início de dezembro de 2016, no site do projeto “Sport for Everyone” – “Desporto para todos”.

Para mais informações clique aqui.

 

Créditos Fotos: NOC Lithuania

Patrocinadores/Parceiros Nacionais