O Comité Olímpico de Portugal (COP) está a conduzir um questionário transversal a vários países, no âmbito do projeto internacional “The Rights Understanding in Sport Toolkit (TRUST)”, que pretende avaliar as necessidades dos diversos agentes do universo desportivo de modo a permitir o desenvolvimento de um módulo de treino online que esteja de acordo com as necessidades e expectativas expressadas pelos participantes.

O projeto TRUST é desenvolvido em parceria pelo Comité Olímpico de Portugal, pela Cátedra UNESCO do Institute of Tecchnology Tralee (Irlanda), pela Gaelic Athletic Association (GAA), da Irlanda, e pela Refugee Team, da Holanda. Esta iniciativa é financiada pelo Conselho da Europa e tem ligação ao projeto DISCO – Democratic and Inclusive School Culture in Operation.

O principal objetivo deste projeto consiste em desenvolver um programa de educação em direitos humanos, desenhado para agentes do universo desportivo que trabalhem em instituições de ensino, enfatizando o papel fundamental do desporto na promoção dos direitos humanos. Para além do módulo de treino online, serão produzidos materiais audiovisuais e de texto para a campanha de consciencialização sobre a educação em direitos humanos no desporto e através dele, e ainda conteúdos e diretrizes para aconselhar os governos nacionais e organizações internacionais sobre esta temática.

Neste sentido, o COP convida todos os agentes do universo desportivo com interesse na temática dos direitos humanos a contribuírem através da resposta ao questionário.

 

 

Patrocinadores/Parceiros Nacionais