O Programa de Educação Olímpica do Comité Olímpico de Portugal (COP) encontra-se entre os 15 Programas referenciados pelo Centro de Estudos Olímpicos do Comité Olímpico Internacional (COI).

Na nova área da Biblioteca Olímpica Mundial dedicada à Educação Olímpica (ZOOM IN – Olympic Education) é apresentada uma contextualização sobre a componente educativa do Movimento Olímpico e dos Jogos Olímpicos, a influência de Pierre de Coubertin na área da educação e são identificadas diversas publicações na área da Educação Olímpica, com destaque para o “Olympic Values Education Programme – OVEP”, desenvolvido pelo COI.

Adicionalmente, são sugeridas algumas ligações úteis para documentos, bem como programas e iniciativas de diversas instituições nacionais e internacionais. É nesta zona que surge o exemplo de Portugal, com uma ligação para a página oficial do Programa de Educação Olímpica.

O COP tem vindo a desenvolver, desde 2015, o Programa de Educação Olímpica, com o objetivo de difundir o Olimpismo, os Jogos Olímpicos, os Atletas Olímpicos, o gosto pela prática desportiva e a importância de se adotarem hábitos de vida saudável. Tendo por base os Valores Olímpicos – EXCELÊNCIA, AMIZADE e RESPEITO – são disponibilizados aos Estabelecimentos de Ensino e aos Professores registados um conjunto de conteúdos e propostas de atividades transversais às diversas áreas de ensino.

 

Patrocinadores/Parceiros Nacionais