Os Prémios Ciências do Desporto, atribuídos pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) e pela Fundação Millennium bcp, com a parceria da revista Visão, foram entregues esta terça-feira em cerimónia parcelar realizada na Faculdade de Motricidade Humana (FMH), distinguindo as categorias de “Treino Desportivo”, “Psicologia e Pedagogia do Desporto” e “Medicina do Desporto”.

A abrir o evento, José Manuel Constantino, presidente do COP, realçou a importância de que os Prémios Ciências do Desporto se revestem e desejou que o exemplo dos participantes da edição de 2019 “possa ser inspirador para os seus colegas produzirem trabalhos de investigação em anos subsequentes.”

O presidente da FMH e anfitrião da cerimónia, Luís Bettencourt Sardinha, destacou o significado dos Prémios Ciências do Desporto e agradeceu ao COP pela “iniciativa que pretende valorizar a produção científica em Portugal”, tendo referido que esta área científica tem conhecido no nosso país um incremento assinalável, comprovado pela existência de duas escolas situadas entre as 75 melhores do Mundo e entre as 25 melhores da Europa.

As palavras de agradecimento do presidente da FMH estenderam-se também à Fundação Millennium bcp, pelo envolvimento direto na iniciativa, “um estímulo para que os investigadores continuem o seu trabalho com entusiasmo.”

Por fim, António Monteiro, presidente da Fundação Millennium bcp, reconheceu a decisão de patrocinar os Prémios Ciências do Desporto, assumida pelo seu antecessor, Fernando Nogueira, como “ajustada e, por isso, eu próprio decidi mantê-la”, justificou.

António Monteiro sublinhou que, nestes momentos de pandemia, “é preciso mantermo-nos firmes, em forma, por isso, a contribuição que possam dar, através dos vossos trabalhos, é essencial.”

A iniciativa do COP e da Fundação Millennium BCP vai na quinta edição consecutiva e em 2019 reuniu 61 trabalhos submetidos à análise do júri de especialistas de cada uma das áreas.

Os vencedores receberam um prémio monetário de cinco mil euros, enquanto que cada uma das menções honrosas recebeu mil euros. Este ano, a entrega foi subdividida por áreas geográficas e esta terça-feira disse respeito a concorrentes de Évora, Lisboa e Rio Maior.

A seguir, a lista integral de premiados, com destaque (a negrito) dos que esta terça-feira receberam as distinções na FMH.

 

TREINO DESPORTIVO

Vencedor

Desenvolvimento de uma unidade de medida inercial de baixo custo para controlo e avaliação do treino de nadadores

Autores: Eduardo Félix, Pedro Morouço, Paulo Correia, Hugo Silva (Instituto Superior Técnico e Instituto Politécnico de Leiria)

“Este prémio é o reconhecimento fantástico do trabalho realizado e um incentivo para continuar. Trata-se de um trabalho multidisciplinar, coroado após um percurso muito rico” (Hugo Silva)

Menções Honrosas

Efeitos do treino contínuo e intervalado na cinética do consumo de oxigénio e da desoxigenação muscular

Autores: Dália Curto, Cristina Monteiro, Francisco Alves, Joana Reis (Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa)

“O nosso trabalho foi recompensado, seja na recolha de dados, na literatura ou na escrita. É o culminar de um processo.” (Dália Curto)

Prescrição e Controlo de Treino de Natação Pura Desportiva na Zona de Intensidade Limiar Anaeróbio

Autores: Rita Varandas, Hugo Sarmento, Luís Rama

 

PSICOLOGIA E PEDAGOGIA DO DESPORTO

Vencedor

Desporto, a centelha do pensamento e comportamento criativo

Autores: Sara Santos, Diogo Coutinho, Nuno Leite, Jaime Sampaio

Menções Honrosas

O impacto das pedagogias críticas na formação de treinadores com mente de qualidade

Autores: Isabel Mesquita, Cláudio Farias

“Diz-me o que fizeste e dir-te-ei o que farás”: Análise longitudinal da prática de exercício físico em ginásios e health clubs

Autores: Filipe Fernandes Rodrigues, Diogo Santos Teixeira, Henrique Pereira Neiva, Luís Cid, Diogo Monteiro (Escola Superior de Desporto de Rio Maior; Universidade da Beira Interior; Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; Centro de Investigação em Ciências do Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano)

“Quero agradecer ao COP pela distinção. Ficámos agradavelmente surpreendidos. Trata-se de um trabalho desenvolvido ao longo de dois anos e meio e agora é mais uma alavanca para continuar a investigar o comportamento e a motivação para a prática de exercício físico.” (Filipe Rodrigues)

 

MEDICINA DO DESPORTO

Vencedor

A potencialidade do treino por Neurofeedback no aumento da variabilidade cardíaca

Autores: Christophe Domingos, André Antunes, Pedro Prazeres, Inês Esteves, Agostinho Rosa (Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa)

“Esta é uma oportunidade para continuar a fazer investigação. Estamos no caminho certo, na área específica do neurofeedback.” (Christophe Domingos)

Menções Honrosas

Aplicabilidade e segurança de um programa de walking football para indivíduos com diabetes tipo 2

Autores: Romeu Mendes, Ana Barbosa, Elisabete Ramos, João Firmino-Machado, Maria João Sá, César André Coelho, Júlio Costa, Pedro Figueiredo, André Seabra, João Brito

Reabilitação Cardíaca: O Impacto do Treino Intervalado de Alta Intensidade Vs Treino Contínuo Moderado na Fase III

Autores: Catarina Gonçalves, Armando Raimundo, Jorge Bravo e José Parraça (Universidade de Évora e Hospital de Évora)

“Este prémio é de extrema importância pelo prestígio, mas também pela investigação desenvolvida e pela importância que tem para a comunidade alentejana, onde a incidência de problemas cardíacos é bastante elevada.” (José Parraça)

A próxima entrega de prémios decorrerá no Porto, em data a confirmar.

 

Todos os trabalhos das várias edições dos Prémios Ciências do Desporto estão disponíveis no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Desportivo para que possam ser consultados pelos interessados em aprofundar o seu conhecimento nas diversas áreas das ciências do desporto.

 

PRÉMIOS 2020/2021

Está já a decorrer o período de candidaturas aos Prémios Ciências do Desporto 2020/2021. Até 30 de abril de 2021, podem ser enviados trabalhos de investigação nas áreas de Fisiologia e Biomecânica do Desporto; Economia, Direito e Gestão do Desporto; e História e Sociologia do Desporto.

Toda a informação disponível aqui.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais