Em reunião realizada em Lausanne, Suíça, para a discussão da Agenda Olímpica para 2020, os dezasseis membros do Comité Olímpico Internacional (COI) presentes, nos quais se inclui o Presidente do COI, Thomas Bach, foi dado o apoio unanime à ideia de criação de uma TV Olímpica.

“A criação de uma TV Olímpica aumentaria a divulgação das modalidades olímpicas e a promoção dos seus valores durante 365 dias por ano, em todo o mundo. O COI entrará em contato com todas as partes interessadas nos próximos meses para desenvolver o conceito”, afirmou o COI numa declaração após a reunião.

Os detalhes do projeto ainda não foram anunciados, embora o COI tenha afirmado que vai agir como um “curador ou moderador” para desenvolver conteúdo digital, usando o canal National Geographic Channel como modelo. Os Comités Olímpicos Nacionais, as Federações Desportivas e os patrocinadores serão convidados a participar.

Na agenda da reunião além da criação da TV Olímpica, foram também propostas diversas mudanças para os Jogos Olímpicos, incluindo maior flexibilidade do programa olímpico e mudanças no processo de candidatura à organização dos Jogos Olímpicos.

As mudanças serão submetidas para aprovação na sessão extraordinária do COI, a ser realizada no Mónaco, nos dias 8 e 9 de dezembro.

Créditos Foto: COI

Patrocinadores/Parceiros Nacionais