A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) é a próxima convidada do ciclo de webinares promovido pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) sobre a importância da recuperação e do sono no processo de treino desportivo.

Uma equipa com várias valências vai apresentar a importância do sono, da gestão do treino e da fadiga durante estágios e competições. João Carlos Costa, treinador nacional; Simão Ferreira, fisioterapeuta; João Brito, fisiologista; e Paulo Beckert, médico, são os elementos da FPF que partilham os seus conhecimentos. A sessão decorre já na próxima sexta-feira, dia 4 de dezembro, entre as 14h30 e as 16h00 na plataforma Zoom e as inscrições já estão abertas aqui.

Na última sessão de formação, Cláudia Minderico, nutricionista da Direção de Medicina Desportiva do COP apresentou sugestões para maximizar o processo de treino através dos nutrientes. “Como a alimentação pode ajudar a recuperar?”, “como repor os nutrientes nas células musculares?” foram apenas algumas das questões que ficaram com resposta no final da sessão. Como recuperar de forma rápida entre treinos ou a longo prazo foi também abordado, bem como os alimentos que podem ajudar a descansar e a dormir para maximizar a recuperação.

Este ciclo de formação do programa “The Olympic Performance” do COP decorre nos meses de novembro e dezembro. Já recebeu a perspetiva médica com o Dr. Gomes Pereira, o especialista no estudo do sono do Comité Olímpico do Brasil Marco Túlio de Mello e a psicóloga Ana Bispo Ramires. O ciclo termina na próxima semana com a perspetiva integrada da Direção de Medicina Desportiva do COP.

Calendário The Olympic Performance – recuperação e sono (nov/dez 2020)

Patrocinadores/Parceiros Nacionais