Terminou em Colorado Springs o 5º Fórum Internacional dos Atletas com um conjunto alargado de recomendações para o Comité Olímpico Internacional (COI) feitas por oito grupos de trabalho e ouvidas presencialmente pelo presidente do organismo, Jacques Rogge.

Representantes dos atletas reportaram à sessão plenária de encerramento uma série recomendações relacionadas com um conjunto de pontos-chave, entre eles: Comitiva dos Atleta (os que cercam e aconselham os atletas, incluindo técnicos e médicos); Meios de Comunicação Social; Programa de Carreira dos Atletas; Saúde e Segurança dos Atletas; Anti-Doping; Apostas e Jogos; Experiência nos Jogos e a Comissão dos Atletas.

Nas recomendações sobre as Comitivas, os Atletas chamaram à atenção do COI sobre o tamanho das comitivas que deve ser controlado durante os eventos mais importantes. A comitiva de um atleta que esteja a sofrer sanções também deverá ser penalizada.

Contudo a recomendação mais forte veio do grupo de trabalho que discutiu as questões anti-doping. A recomendação feita pelo grupo de trabalho consiste em banir definitivamente dos Jogos Olímpicos os atletas condenados por acções agravadas e deliberados no doping. Deverão também ser condenados e punidos os membros das comitivas dos atletas como, por exemplo, médicos e treinadores que estejam envolvidos em actos de doping.

O Presidente da Comissão de Atletas, Frankie Fredericks, elogiou os presentes pelo seu trabalho árduo e acolheu as recomendações. “É importante tomar nota da voz forte e crescente que os atletas têm no movimento olímpico”, afirmou. “Estamos certos que devemos colocar os atletas no centro de nossas actividades e devemos agir quando eles falam de forma tão clara e poderosamente sobre os temas que os afectam.”

Patrocinadores/Parceiros Nacionais