Decorreu hoje no Comité Olímpico de Portugal a conferência “Desporto de Alto Rendimento: alguns desafios para a formação e treino de atletas” pelo Professor Doutor Go Tani, especialista nas áreas da Educação, Educação Física e Psicologia, que esteve em Lisboa a convite do COP.

Na conferência esteve presente o Presidente do COP, José Manuel Constantino, o representante da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, Paulo Marcolino, Presidentes de Federações Olímpicas, representantes de Universidades, Técnicos do Projeto Olímpico e membros de algumas Comissões do COP.

Durante a sua apresentação o Professor Doutor Go Tani, filho de um dos percursores do Judo no Brasil, considerou que atualmente “o desporto de alto rendimento influencia e é influenciado pelo condicionamento social para a performance, o que leva ao imediatismo na obtenção de resultados e à negligência de algumas fases da aprendizagem”, podendo o desporto de alto rendimento tirar benefícios se “a escola cumprir bem o seu papel” na área de educação física.

O Professor Doutor Go Tani é responsável pela publicação de diversos artigos sobre a temática da preparação olímpica e a análise do desempenho dos atletas e respetivas delegações nacionais. É licenciado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1973), Mestre em Educação pela Hiroshima University (1978), Doutorado em Educação pela Hiroshima University (1982), Pós-doutorado em Psicologia pela University of Sheffield (1995) e Pós-Doutorado em Educação Física pela Hiroshima University (1996).

Atualmente é Professor Titular da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Tendo sido também Diretor da Escola de Educação Física e Esporte da USP e Diretor do Centro de Práticas Esportivas da USP.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais