O gabinete de representação dos Comités Olímpicos Europeus na Comissão Europeia (EOC-EU) apresentou o Plano de Trabalho do Desporto na Europa pós 2020, do qual o Comité Olímpico de Portugal (COP) é um dos 28 signatários.

O documento ressalta a necessidade da existência de uma voz do desporto dentro da discussão na Comissão Europeia de forma a garantir que as políticas são coordenadas e adequadas.

Após a presença nos três anteriores planos desportivos europeus, o EOC-EU apresenta agora as diretrizes pós ano de 2020, as quais se resumem em três grandes áreas: enfrentar os grandes desafios do setor desportivo; envolver o Movimento desportivo Olímpico; e introduzir o desporto noutros setores políticos.

Será através da flexibilidade, inovação e pro-atividade que estes objetivos serão atingidos, considerando que às preocupações já existentes se juntam a criação de um modelo desportivo europeu; a superação da crise causada pela COVID-19 no setor desportivo; a sustentabilidade ambiental; a melhoria e/ou criação de infraestruturas desportivas; e a consagração dos Valores Olímpicos enquanto parte da cultura europeia.

As principais conclusões deste Plano de Trabalho podem ser consultadas no documento abaixo:

Infografia Resumo

Artigos Relacionados

Patrocinadores/Parceiros Nacionais