Terminou ontem em Washington, D.C. a XX Assembleia Geral da Associação de Comités Olímpicos Nacionais (ACNO), a qual reuniu na capital americana mais de 200 Comités Olímpico Nacionais (CON) e 1200 delegados, numa demonstração da capacidade unificadora do desporto que, nesta ocasião, reuniu mais países do que as Nações Unidas, conforme elogiou o Vice-Presidente americano Joe Biden ao realçar o carácter da Família Olímpica em “não fazer distinções, ao contrário de outros baseados na excelência”.

Durante dois dias foi debatida uma agenda com mais de 30 temas, onde se destacaram os relatórios das associações continentais de Comités Olímpicos Nacionais, dos comités organizadores locais das próximas edições dos Jogos Olímpicos e outros eventos multidesportivos organizados sob a égide do COI.

A implementação da Agenda Olímpica 2020, em particular as matérias relacionadas com a boa governação e salvaguarda da integridade do desporto foram tópicos realçados na intervenção do Presidente do COI Thomas Bach, essenciais para preservar a credibilidade do desporto e os valores olímpicos no centro do desenvolvimento humano.

A este propósito, o COP, representado pelo seu presidente, vice-presidente e diretor-geral, José Manuel Constantino, Rosa Mota e João Almeida, respetivamente, teve oportunidade de apresentar à Solidariedade Olímpica o desenvolvimento do seu Programa de Ação para a Boa Governação e Integridade no Desporto.

De salientar ainda a apresentação do programa de gestão de tecnologias de informação para os CON pelo Comité Olímpico Espanhol, que conta com o COP como um dos 27 comités parceiros, e o Projeto Save the Dream, destinado a proteger os valores do desporto junto de crianças e jovens, em colaboração com diversos organismos das Nações Unidas – num momento particularmente critico relacionado com a crise de refugiados – e que tem Rosa Mota como uma das suas embaixadoras.

Por fim, destaque para a eleição da cidade norte-americana de San Diego, na Califórnia, como palco da primeira edição dos Jogos Mundiais de Praia, que englobam 20 disciplinas, desde o voleibol de praia à escalada, e vão ter lugar em 2017, entre 29 de setembro e 09 de outubro.

https://www.facebook.com/ANOCOlympic/?fref=nf&pnref=story

 

Patrocinadores/Parceiros Nacionais