O Comité Olímpico de Portugal (COP) disponibiliza a partir de hoje, dia 29 de dezembro, através de uma plataforma online o seu Arquivo Histórico, projeto iniciado em 2013, para consulta do público.

Ao disponibilizar o seu Arquivo Histórico o COP pretende disponibilizar informação e documentação à comunidade científica e académica, mas também ao público em geral, promovendo e incentivando o estudo e a publicação de obras no domínio do desporto e do olimpismo em Portugal.

No espólio do COP não foram encontrados os elementos referentes ao período compreendido entre 1909/1919 salvo alguns documentos que entretanto se recuperaram junto do Comité Olímpico Internacional. Como muitos dos elementos em falta são abundantemente citados em trabalhos sobre aquele período histórico é admissível que se encontrem em mãos de particulares o que é património do COP e nesse sentido estão a ser adotados os procedimentos legalmente acessíveis para a sua recuperação.

Pela sua extensão são desde hoje disponibilizados, para consulta online, um primeiro conjunto de documentação que abrange o período cronológico de 1919 até o ano de 1964, sendo posteriormente disponibilizados documentos até 1992.

O Arquivo Histórico do Comité Olímpico de Portugal [ACOP], criado sob o princípio orientador de valorizar socialmente o desporto, sensibilizar a sociedade civil para a importância educativa, social e cultural do desporto e mobilizar os cidadãos para aprofundar o seu envolvimento com o desporto, resulta de uma parceria com o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e envolve a classificação, tratamento, arquivo e descrição de todo o acervo existente através do trabalho de documentalistas e arquivistas devidamente qualificados.

O Arquivo Histórico tem por missão preservar a história e a memória do desporto em Portugal, nomeadamente no que diz respeito ao movimento olímpico, tornando-o acessível a todos, presencialmente, na sede do COP e à distância através da plataforma digital desenvolvida para o efeito.

Para consultar o Arquivo Histórico do COP clique aqui.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais